Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pessel, Edson Roberto Martins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Prates, Daniela Medeiros de Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-23T15:29:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-23T15:29:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Borbolinda: uma história de inclusão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598474 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultante de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na Linha de Pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), intitulada “Educação Inclusiva e Pessoas com Deficiência: trajetória da primeira discente deficiente visual do IFSul — Câmpus Charqueadas”. O presente produto é um convite a refletirmos sobre o processo de inclusão escolar, o que apresentamos de forma lúdica através da história de Borbolinda, uma linda borboleta que evocamos para narrar a trajetória da primeira discente com deficiência visual no Campus. Ao longo da trajetória, Borbolinda nos convoca a reconhecer sujeitos, concepções, direitos e recursos envolvidos no processo de inclusão, com seus desafios e possibilidades. Com isso, não buscamos apresentar discussões teóricas que sustentam a temática – o que pode ser localizado na Dissertação Educação Inclusiva e Pessoas com Deficiência: trajetória da primeira discente deficiente visual do IFSul — Câmpus Charqueadas. Diferentemente, buscamos possibilitar o encontro dos leitores ao tema a partir da própria trajetória dos sujeitos envolvidos no processo de inclusão, situando elementos que se mostraram centrais neste percurso para que sejam (re)conhecidos e (re) apropriados em diferentes espaços. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3688 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | In/exclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | BORBOLINDA: UMA HISTORIA DE INCLUSÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestardo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pessel e Prates. Produto final Educapes.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598474/2/Pessel e Prates. Produto final Educapes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons