Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Lidiane Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira Júnior, José Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-22T12:47:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-22T12:47:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598436 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa proposição didática é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “Propostas didático metodológicas para o ensino de genética no ensino fundamental”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática - PPGECM da Universidade Federal de Uberlândia.Com base nas leituras e nas experiências vivenciadas ao longo do mestrado, foi possível redefinir a proposta da sequência didática sobre Genética, que tem como foco principal promover o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pelo professor. Pensando na perspectiva de um trabalho reflexivo, onde a atividade docente pode promover mudanças significativas no âmbito social e cultural, é que o potencial ensino e aprendizagem pode ser explorado. Assim, esta proposta objetiva sugerir aos docentes, atividades realizadas que obtiveram êxito em suas proposições, trata- se de uma articulação entre atividades com perspectiva construtivista, onde a concepção do conhecimento parte da participação ativa dos alunos. Nesta perspectiva evidenciam a interação entre os sujeitos, de maneira que o docente articulando consegue mediar o conhecimento tornando-o significativo e os alunos constroem seus saberes a partir dessa interação. Assim, espera-se que este material possa subsidiar o docente em suas práticas e criar possibilidades de enriquecer ainda mais suas aulas. Cabe ainda ressaltar a necessidade de o educador refinar a sua criticidade, buscar o saber docente com reflexão, estudo e ousadia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1175 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de genética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | manual do professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamental.pdf | Produto educacional | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598436/2/Sequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamental.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons