Sequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeal, Lidiane Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira Júnior, José Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-22T12:47:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-22T12:47:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598436-
Resumo: dc.description.abstractEssa proposição didática é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “Propostas didático metodológicas para o ensino de genética no ensino fundamental”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática - PPGECM da Universidade Federal de Uberlândia.Com base nas leituras e nas experiências vivenciadas ao longo do mestrado, foi possível redefinir a proposta da sequência didática sobre Genética, que tem como foco principal promover o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pelo professor. Pensando na perspectiva de um trabalho reflexivo, onde a atividade docente pode promover mudanças significativas no âmbito social e cultural, é que o potencial ensino e aprendizagem pode ser explorado. Assim, esta proposta objetiva sugerir aos docentes, atividades realizadas que obtiveram êxito em suas proposições, trata- se de uma articulação entre atividades com perspectiva construtivista, onde a concepção do conhecimento parte da participação ativa dos alunos. Nesta perspectiva evidenciam a interação entre os sujeitos, de maneira que o docente articulando consegue mediar o conhecimento tornando-o significativo e os alunos constroem seus saberes a partir dessa interação. Assim, espera-se que este material possa subsidiar o docente em suas práticas e criar possibilidades de enriquecer ainda mais suas aulas. Cabe ainda ressaltar a necessidade de o educador refinar a sua criticidade, buscar o saber docente com reflexão, estudo e ousadia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1175 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de genéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmanual do professorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleSequência didática sobre Genética para o Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons