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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Denise Sampaio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-22T12:42:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-22T12:42:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Denise Sampaio de Araújo - Dissertação.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598435 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa propôs um estudo da literatura científica para compreender e orientar profissionais de saúde e educação, pacientes e discentes, instituições de saúde e ensino, e pesquisadores sobre as publicações acerca do tema. As ferramentas avaliadas mostram suas potenciais contribuições nessas áreas, apontando suas vantagens e desafios nas aplicações. A metodologia adotada foi principalmente bibliográfica, através da análise de publicações de periódicos acessados em meio eletrônico, para apontar as questões da pesquisa, os termos de busca das bases de dados, a avaliação e seleção de artigos científicos conforme os critérios de inclusão e exclusão, a coleta de dados e a interpretação dos resultados, com o fim de estudar de forma detalhada e compreender o uso do Processo de Hierarquia Analítica e da Blockchain para realizar a gestão educacional no Sistema de Acreditação Internacional, considerando a escolha de melhores decisões. Foram elaborados quatro artigos científicos, a fim de melhor apreender sobre essas ferramentas e, assim, atingir aos objetivos da pesquisa, sendo os artigos: Blockchain na Saúde: Uma Revisão Qualitativa; Um Mapeamento Sistemático do Uso do Processo de Hierarquia Analítica em Escolas Primárias, Secundárias e Universidades; Mapeamento Sistemático e o Uso de Processos Analíticos de Hierarquia na Gestão da Educação; e Um Sistema Internacional de Acreditação para Profissionais de Saúde Baseado em Blockchain. Enquanto o AHP foi retratado como um método que possibilita a tomada de decisão mais adequada, com resultados confiáveis para problemas complexos, observou-se também que o sistema educacional denotou uma crescente necessidade de aperfeiçoar suas práticas. Dessa forma, é possível conceber que o uso do método AHP pode apoiar na melhoria da gestão educacional, no âmbito de um Sistema Internacional para a Acreditação de profissionais de saúde, a exemplo da seleção de instituições, profissionais, treinamentos e etc. A pesquisa ilustrou ainda que a Blockchain permite implementar aplicativos em sistemas de saúde, podendo contribuir na prestação de serviços, ao oferecer informações confiáveis, com privacidade, segurança e em rede descentralizada, o que pode amparar a qualidade e padrão desses serviços. O trabalho também abordou que o uso da Blockchain no SIA propicia o registro das ações de acreditação e certificação com o rastreamento dessas informações, admitindo-se o anonimato de discentes, docentes e de pacientes na escolha ou avaliação posterior de profissionais ou instituições. O SIA também possibilita contribuir para o melhor funcionamento das sociedades profissionais, uma vez que os processos de certificação e acreditação podem ser gerenciados pelo próprio SIA, através de normas e diretrizes que regulamentam suas atividades. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido a fim de investigar possibilidades para uma melhor gestão educacional no sistema de acreditação internacional de profissionais de saúde com o uso do AHP e Blockchain de forma conjunta. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.23 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Registros pessoais de saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Privacidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração em educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo de hierarquia analítica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento educacional e política educaciona | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Acreditação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Blockchain | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviço de saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade profissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de serviço | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | personal health records | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | privacy | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | security | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | education administration | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | analytical hierarchy process | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educational management and educational policy | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | accreditation | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | blockchain | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | health service | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | professional society | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | service design | pt_BR |
| Título: dc.title | O uso do AHP e da blockchain na gestão educacional de um sistema de acreditação internacional de saúde | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Denise Sampaio de Araújo - Dissertação.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598435/2/Denise Sampaio de Araújo - Dissertação.pdfDownload |
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