O uso do AHP e da blockchain na gestão educacional de um sistema de acreditação internacional de saúde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Denise Sampaio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-22T12:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-22T12:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
identificador: dc.identifier.otherDenise Sampaio de Araújo - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598435-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa propôs um estudo da literatura científica para compreender e orientar profissionais de saúde e educação, pacientes e discentes, instituições de saúde e ensino, e pesquisadores sobre as publicações acerca do tema. As ferramentas avaliadas mostram suas potenciais contribuições nessas áreas, apontando suas vantagens e desafios nas aplicações. A metodologia adotada foi principalmente bibliográfica, através da análise de publicações de periódicos acessados em meio eletrônico, para apontar as questões da pesquisa, os termos de busca das bases de dados, a avaliação e seleção de artigos científicos conforme os critérios de inclusão e exclusão, a coleta de dados e a interpretação dos resultados, com o fim de estudar de forma detalhada e compreender o uso do Processo de Hierarquia Analítica e da Blockchain para realizar a gestão educacional no Sistema de Acreditação Internacional, considerando a escolha de melhores decisões. Foram elaborados quatro artigos científicos, a fim de melhor apreender sobre essas ferramentas e, assim, atingir aos objetivos da pesquisa, sendo os artigos: Blockchain na Saúde: Uma Revisão Qualitativa; Um Mapeamento Sistemático do Uso do Processo de Hierarquia Analítica em Escolas Primárias, Secundárias e Universidades; Mapeamento Sistemático e o Uso de Processos Analíticos de Hierarquia na Gestão da Educação; e Um Sistema Internacional de Acreditação para Profissionais de Saúde Baseado em Blockchain. Enquanto o AHP foi retratado como um método que possibilita a tomada de decisão mais adequada, com resultados confiáveis para problemas complexos, observou-se também que o sistema educacional denotou uma crescente necessidade de aperfeiçoar suas práticas. Dessa forma, é possível conceber que o uso do método AHP pode apoiar na melhoria da gestão educacional, no âmbito de um Sistema Internacional para a Acreditação de profissionais de saúde, a exemplo da seleção de instituições, profissionais, treinamentos e etc. A pesquisa ilustrou ainda que a Blockchain permite implementar aplicativos em sistemas de saúde, podendo contribuir na prestação de serviços, ao oferecer informações confiáveis, com privacidade, segurança e em rede descentralizada, o que pode amparar a qualidade e padrão desses serviços. O trabalho também abordou que o uso da Blockchain no SIA propicia o registro das ações de acreditação e certificação com o rastreamento dessas informações, admitindo-se o anonimato de discentes, docentes e de pacientes na escolha ou avaliação posterior de profissionais ou instituições. O SIA também possibilita contribuir para o melhor funcionamento das sociedades profissionais, uma vez que os processos de certificação e acreditação podem ser gerenciados pelo próprio SIA, através de normas e diretrizes que regulamentam suas atividades. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido a fim de investigar possibilidades para uma melhor gestão educacional no sistema de acreditação internacional de profissionais de saúde com o uso do AHP e Blockchain de forma conjunta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.23 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRegistros pessoais de saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrivacidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegurançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdministração em educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de hierarquia analíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento educacional e política educacionapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcreditaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBlockchainpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectServiço de saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociedade profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesign de serviçopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpersonal health recordspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprivacypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsecuritypt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducation administrationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectanalytical hierarchy processpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducational management and educational policypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaccreditationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectblockchainpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthealth servicept_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofessional societypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectservice designpt_BR
Título: dc.titleO uso do AHP e da blockchain na gestão educacional de um sistema de acreditação internacional de saúdept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons