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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Emily Quintana Xavier de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-22T12:22:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-22T12:22:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Emily Quintana Xavier de Araújo - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598434 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: A Educação Permanente em Saúde deve pautar-se nos problemas do cotidiano e das práticas dos trabalhadores, neste sentido, com o aumento da população idosa e consequentemente das doenças encontradas no envelhecimento, evidencia-se a necessidade de equipes capacitadas para atender esta população segundo suas particularidades. Para que o profissional avalie as necessidades do idoso, um dos instrumentos a ser utilizado é a avaliação multidimensional. Com essa avaliação, pode-se atuar de forma preventiva, retardando limitações, doenças, dependência e outros fatores, promovendo aos idosos uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o efeito do treinamento sobre avaliação multidimensional da pessoa idosa em profissionais da Atenção Primária. Metodologia: Trata se de um estudo quase-experimental com realização de pós-teste que foi realizado com profissionais da Atenção Primária do município de Palmas, TO. Para ação educativa, utilizou se a estratégia metodológica da problematização por meio do Arco de Maguerez, seguindo as seguintes etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Os encontros se estruturaram como rodas de conversa e foram realizados em dois dias no período noturno com carga horária de três horas diárias. Para avaliar o impacto do treinamento no trabalho e o suporte à transferência, aplicou-se uma escala 45 dias após a intervenção sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na capacitação em seu ambiente de trabalho. A escala contém 34 itens (12 do impacto do treinamento e 22 de suporte a transferência) cujas respostas são do tipo Likert de concordância, expressos por 1 a 5 pontos. Para a avaliação estatística descritiva foram calculadas as médias e desvios-padrão das variáveis quantitativas e percentuais para as variáveis categóricas. Foi calculada a correlação de Spearman a nível de significância de 5%. Resultados: Entre os profissionais avaliados, 75% eram do sexo feminino, com uma média de idade de 29,25 anos, 37,5% informaram ter menos de seis meses de formação, 62,5% relataram que não tiveram disciplina específica de saúde do idoso e 87,5% afirmaram não ter conhecimento sobre avaliação multidimensional do idoso. Foi observado um impacto de treinamento positivo, cujo valor médio foi de 3,84 (DP= 0,67). Houve correlação significante entre os escores da escala de impacto de treinamento e da escala de suporte à transferência material (Rho=0,74; p=0,037). Conclusão: Os dados revelaram efeito positivo do treinamento entre os profissionais da atenção básica, bem como a associação entre impacto do treinamento no trabalho e o suporte material à transferência do treinamento. Evidenciou-se a importância de ações educativas que tratem da temática bem como a importância do apoio oferecido pelas instituições de saúde principalmente no que diz respeito aos recursos materiais para efetivação do treinamento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.34 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do Idoso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Geriátrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Health of the Elderly | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geriatric Assessment | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | continuing | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Primary Health Care | pt_BR |
Título: dc.title | O impacto do treinamento sobre avaliação multidimensional em profissionais da saúde da atenção primária de Palmas - TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Emily Quintana Xavier de Araújo - Dissertação.pdf | 5.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598434/2/Emily Quintana Xavier de Araújo - Dissertação.pdfDownload |
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