Abordagem da violência contra crianças na formação de enfermeiros brasileiros: perspectivas a partir dos currículos de graduação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Rayanne Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-22T13:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-22T13:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
identificador: dc.identifier.otherRayanne Rodrigues Fernandes - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598431-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: O papel do enfermeiro diante as situações de maus-tratos contra crianças é muito importante, no entanto, muitos profissionais relatam dificuldade para lidar com esses casos, apontando fragilidades e despreparo para identificação e cuidado às vítimas. Essas limitações são atribuídas à ausência ou abordagem insuficiente sobre o tema no curso de graduação em enfermagem, sendo significativo avaliar se o tema Violência Contra Criança (VCC) está inserido em seus currículos. Objetivo: Apresentar como a temática Violência Contra Criança está inserida nos currículos dos cursos de graduação em Enfermagem das Universidades Públicas Federais das capitais do Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, em que foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPC), Matriz Curriculares e Ementários dos cursos de graduação em Enfermagem das Universidades Públicas Federais, localizadas nas capitais brasileiras e Distrito Federal. Foi realizada em duas etapas: identificação das Instituições de Ensino Superior (IES) no site e-MEC; busca dos documentos necessários nos sítios eletrônicos das IES, e sua posterior avaliação e catalogação dos resultados. Resultados: Foram avaliados 26 PPC, após contato via e-mail e/ou telefone para conseguir os documentos das IES que não disponibilizavam os mesmos ou estes estavam incompletos. Destas, 13 abordavam o tema “violência” em seus currículos, sendo 6 em disciplinas obrigatórias, 5 em optativas e 2 em ambas. Em relação a VCC, apenas 2 IES abordam o assunto, sendo 1 em disciplina obrigatória e 1 em optativa. Em sua maioria, a violência foi abordada nos PPCs no 7° período (42,8%). Conclusão: Considera se que o ambiente acadêmico é o meio apropriado para o fortalecimento de discussões e preparo dos alunos, para que eles tenham condições de identificar e realizar o acompanhamento e tratamento adequado das crianças vítimas de maus-tratos e suas famílias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.85 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCriançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolência infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCursos de Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectChildpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectChild violencept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurriculumpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNursing Coursespt_BR
Título: dc.titleAbordagem da violência contra crianças na formação de enfermeiros brasileiros: perspectivas a partir dos currículos de graduaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
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