Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Rayanne Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-22T13:29:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-22T13:29:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rayanne Rodrigues Fernandes - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598431 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: O papel do enfermeiro diante as situações de maus-tratos contra crianças é muito importante, no entanto, muitos profissionais relatam dificuldade para lidar com esses casos, apontando fragilidades e despreparo para identificação e cuidado às vítimas. Essas limitações são atribuídas à ausência ou abordagem insuficiente sobre o tema no curso de graduação em enfermagem, sendo significativo avaliar se o tema Violência Contra Criança (VCC) está inserido em seus currículos. Objetivo: Apresentar como a temática Violência Contra Criança está inserida nos currículos dos cursos de graduação em Enfermagem das Universidades Públicas Federais das capitais do Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, em que foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPC), Matriz Curriculares e Ementários dos cursos de graduação em Enfermagem das Universidades Públicas Federais, localizadas nas capitais brasileiras e Distrito Federal. Foi realizada em duas etapas: identificação das Instituições de Ensino Superior (IES) no site e-MEC; busca dos documentos necessários nos sítios eletrônicos das IES, e sua posterior avaliação e catalogação dos resultados. Resultados: Foram avaliados 26 PPC, após contato via e-mail e/ou telefone para conseguir os documentos das IES que não disponibilizavam os mesmos ou estes estavam incompletos. Destas, 13 abordavam o tema “violência” em seus currículos, sendo 6 em disciplinas obrigatórias, 5 em optativas e 2 em ambas. Em relação a VCC, apenas 2 IES abordam o assunto, sendo 1 em disciplina obrigatória e 1 em optativa. Em sua maioria, a violência foi abordada nos PPCs no 7° período (42,8%). Conclusão: Considera se que o ambiente acadêmico é o meio apropriado para o fortalecimento de discussões e preparo dos alunos, para que eles tenham condições de identificar e realizar o acompanhamento e tratamento adequado das crianças vítimas de maus-tratos e suas famílias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.85 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos de Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Child | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Child violence | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing Courses | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagem da violência contra crianças na formação de enfermeiros brasileiros: perspectivas a partir dos currículos de graduação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rayanne Rodrigues Fernandes - Dissertação.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598431/2/Rayanne Rodrigues Fernandes - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons