Métodos ativos aplicados no ensino de enfermagem: revisão sistemática da literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSales, Orcélia Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-22T12:03:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-22T12:03:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherMétodos ativos aplicados no ensino de enfermagem: revisão sistemática da literaturapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598413-
Resumo: dc.description.abstractOs métodos ativos estão ancorados nas práticas de ensino centradas no aluno. O objetivo deste estudo foi analisar as evidências científicas na literatura sobre os métodos ativos utilizados e testados nos cursos de graduação em Enfermagem. Para tanto, foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, selecionou-se artigos publicados no período de 2018 a 2020. Os descritores foram selecionados com base na lista de Descritores em Ciências da Saúde — DeCS/MeSH, combinados aos termos de busca, por meio do operador booleano AND e/ou OR. Foram utilizadas as palavras-chave: estudantes de Enfermagem; educação em Enfermagem; ensino ativo; método ativo; aprendizagem ativa; aprendizagem baseada em problemas. A busca resultou em um total de 128 estudos, sendo 103 no PubMed, e 25 na BVS. Destes, 96 não atenderam aos critérios de inclusão. Após análise de todos os resumos, foram selecionados 32 artigos para a leitura na íntegra. Destes, 21 foram excluídos por terem informações insuficientes, ou a pesquisa ter sido realizada em conjunto com outros profissionais, ou eram revisões, relatos de experiências/reflexões/editorial, ou não estavam disponíveis para download. Portanto, a amostra final resultou em 11 artigos escritos no idioma inglês. Os métodos ativos mais utilizados no ensino de Enfermagem foram: aprendizagem baseada em desafios, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, simulação, aprendizagem baseada em casos, método cooperativo de aprendizagem. Os principais efeitos das intervenções com métodos ativos entre os estudantes de Enfermagem: aumento e/ou melhora do conhecimento, satisfação e autoconfiança, aprendizado, desempenho, motivação, trabalho em equipe, aprendizagem, pensamento crítico, inovação, curiosidade, coragem e resiliência. Os resultados dos estudos apoiam a noção de que a aprendizagem por métodos ativos é de fato uma estratégia viável e fundamental, que trabalha para promover e melhorar o desempenho dos estudantes de Enfermagem.Ensino; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Aprendizado Ativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.03 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado Ativopt_BR
Título: dc.titleMétodos ativos aplicados no ensino de enfermagem: revisão sistemática da literaturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
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