Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Orcélia Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-22T12:03:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-22T12:03:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Métodos ativos aplicados no ensino de enfermagem: revisão sistemática da literatura | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598413 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os métodos ativos estão ancorados nas práticas de ensino centradas no aluno. O objetivo deste estudo foi analisar as evidências científicas na literatura sobre os métodos ativos utilizados e testados nos cursos de graduação em Enfermagem. Para tanto, foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, selecionou-se artigos publicados no período de 2018 a 2020. Os descritores foram selecionados com base na lista de Descritores em Ciências da Saúde — DeCS/MeSH, combinados aos termos de busca, por meio do operador booleano AND e/ou OR. Foram utilizadas as palavras-chave: estudantes de Enfermagem; educação em Enfermagem; ensino ativo; método ativo; aprendizagem ativa; aprendizagem baseada em problemas. A busca resultou em um total de 128 estudos, sendo 103 no PubMed, e 25 na BVS. Destes, 96 não atenderam aos critérios de inclusão. Após análise de todos os resumos, foram selecionados 32 artigos para a leitura na íntegra. Destes, 21 foram excluídos por terem informações insuficientes, ou a pesquisa ter sido realizada em conjunto com outros profissionais, ou eram revisões, relatos de experiências/reflexões/editorial, ou não estavam disponíveis para download. Portanto, a amostra final resultou em 11 artigos escritos no idioma inglês. Os métodos ativos mais utilizados no ensino de Enfermagem foram: aprendizagem baseada em desafios, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, simulação, aprendizagem baseada em casos, método cooperativo de aprendizagem. Os principais efeitos das intervenções com métodos ativos entre os estudantes de Enfermagem: aumento e/ou melhora do conhecimento, satisfação e autoconfiança, aprendizado, desempenho, motivação, trabalho em equipe, aprendizagem, pensamento crítico, inovação, curiosidade, coragem e resiliência. Os resultados dos estudos apoiam a noção de que a aprendizagem por métodos ativos é de fato uma estratégia viável e fundamental, que trabalha para promover e melhorar o desempenho dos estudantes de Enfermagem.Ensino; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Aprendizado Ativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.03 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado Ativo | pt_BR |
Título: dc.title | Métodos ativos aplicados no ensino de enfermagem: revisão sistemática da literatura | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Orcélia Pereira Sales - Dissertação.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598413/2/Orcélia Pereira Sales - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons