Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gobbi, Andréia Michelon | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Villas-Boas, Valquíria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-20T17:58:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-20T17:58:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Guia didático_Andréia Michelon Gobbi_IIR_Churraso saudável | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de um Produto Educacional que foi desenvolvido no formato de Guia Didático. A primeira parte deste guia apresenta pressupostos teóricos que permeiam o método de construção de uma IIR, tais como a interdisciplinaridade, a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e seus atributos, os aspectos presentes nos documentos educacionais para a educação básica vigentes e, também, sobre o componente curricular Língua Portuguesa. Em um segundo momento, apresenta o que é uma IIR e as etapas para a sua construção. Na sequência, traz o exemplo da construção de uma IIR com tema “Churrasco saudável” que, de acordo com o estudo realizado, efetivou o desenvolvimento dos atributos da ACT – autonomia, domínio e comunicação (e negociação), por meio de atividades que se caracterizam interdisciplinares no contexto da própria IIR. Por fim, traz algumas considerações finais sobre o contexto educacional e as IIR. Este guia é uma ferramenta de transposição didática para desmistificar o ensino das Ciências e permitir que o componente curricular Língua Portuguesa seja a porta de acesso para a aprendizagem de outras, se não de todas as demais Ciências. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ilha Interdisciplinar de Racionalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Churrasco Saudável | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental II | pt_BR |
Título: dc.title | O que é e como construir uma ilha interdisciplinar de racionalidade? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons