Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maciel, Kédson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-20T14:31:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-20T14:31:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | DissertaçãoKedson_Final | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598395 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho busca apresentar os resultados da pesquisa sobre filmes de ficção e conceitos históricos no ensino de História dentro do Programa de Pós-Graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. Tendo como objetivo geral o debate de conceitos históricos nas salas de aula do ensino fundamental e as dificuldades de sua apreensão, tendo em vista seu caráter complexo e abstrato, explorou-se novas maneiras do estudante reconhecer e dialogar com tais conceitos trabalhando com episódios da série de filmes Star Wars como recurso didático principal e relacionando-os com a crise na democracia e ascensão de regimes totalitários no período entreguerras, com estudantes de uma turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nilza Nascimento, na cidade de Castanhal, no estado do Pará e que levaram à produção de mapas mentais baseados nas suas impressões e compreensão dos conceitos e da narrativa histórica estudada, no segundo semestre do ano de 2019. Para realizar o trabalho de intervenção pedagógica foram desenvolvidas cine-aulas, rodas de conversa e oficinas de produção de mapas mentais, buscando tornar as aulas mais lúdicas e incentivar o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,44 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Conceitos Históricos; Mapas Mentas; Ficção; Star Wars. | - |
Título: dc.title | O lado histórico da força: possibilidades do uso de elementos do universo Star Wars para o debate de crise na democracia e o totalitarismo no ensino fundamental. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DissertaçãoKedson_Final.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598395/2/DissertaçãoKedson_Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons