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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rhavenna Thais Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-19T12:40:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-19T12:40:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de oncologia na graduação em Enfermagem na região norte do brasil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598385 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: O paciente acometido por uma neoplasia maligna sofre transformações profundas, não só na esfera biológica, mas, também, na social, familiar e espiritual. Assim, faz-se extremamente necessário que o profissional de enfermagem seja capaz de prestar a ele uma assistência humanizada e eficiente, por meio de um cuidado pleno, estimulador, afetuoso, e empenhado em auxiliá-lo quanto a adaptação e enfrentamento desta nova realidade. Objetivo: este estudo tem por objetivo investigar de que forma o ensino da oncologia vem sendo trabalhado na formação inicial do enfermeiro em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Região Norte do Brasil. Método: Trata-se de estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado entre Agosto e Setembro de 2019. Foram analisados os currículos dos cursos de graduação em enfermagem públicos do Norte do Brasil, reconhecidos e ativos no E-MEC. Foram excluídas as Instituições de Ensino Superior (IES) que estavam com cadastro constando descredenciada no sistema do Ministério da Educação (MEC) e não disponibilizaram PPC, Matriz ou Ementário tanto pelo site como por solicitação via email. A metodologia escolhida foi a da pesquisa documental em conjunto com a análise de conteúdo de Bardin. Realizou-se primeiramente a leitura de todo o material e, posteriormente, foram coletadas informações quanto à existência ou não de disciplinas de oncologia/cancerologia obrigatórias ou optativas, de disciplinas que tivessem em seus ementários conteúdos relacionados ao tema pesquisado, e os objetivos e perfil do egresso do curso que trabalhassem a preparação acadêmica direcionada ao perfil epidemiológico nacional ou regional e a integralidade da assistência. Os dados obtidos foram organizados e categorizados. Resultados: dentre as IES participantes da amostra, foi possível obter somente o PPC de 10 (76,9%) instituições, e destes, somente 07 (70%) possuíam Matriz Curricular e Ementário de maneira completa; 01 (7,6) IES disponibilizou exclusivamente Matriz Curricular e Ementário online; e 02 (15,3%) apenas a Matriz Curricular, também de maneira online. Após a coleta de dados, foi possível observar que dentre todas as Instituições de Ensino Superior da Região Norte do país que ofertam o curso de graduação em Enfermagem, nenhuma possui disciplina específica de oncologia em sua grade curricular, de forma obrigatória ou optativa. Em 8 IES as disciplinas da Matriz Curricular trabalham conteúdos relacionados a oncologia de maneira obrigatória/optativa, entretanto, estas focalizavam prioritariamente o processo de formação do câncer e não sua assistência. Foi possível observar ainda que mesmo sem conter disciplina específica, as instituições continham em seus objetivos e perfil do egresso nas Propostas Pedagógicas de Curso a necessidade do desenvolvimento de uma formação voltada ao perfil epidemiológico nacional e regional e a necessidade de uma assistência pautada no princípio da integralidade. Considerações: Foi possível constatar uma fragilidade dos cursos de graduação quanto a disciplinas e conteúdos oncológicos. Mesmo as IES que apresentam disciplinas afins, não aparentam em suas matrizes fazer uma inter-relação entre os conteúdos de Genética, Patologia, com os outros componentes da matriz curricular, exceto talvez, Saúde da Mulher, e esta última aborda temas unicamente dirigidos a parte preventiva do câncer de mama e colo do útero. A partir disto, sugere-se que as IES repensem as grades curriculares dos cursos de Enfermagem, a fim de adensar a formação de seus egressos nesta área. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.13 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oncologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação em enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing; Oncology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing degree programs | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de oncologia na graduação em Enfermagem na região norte do brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Rhavenna Thais Silva Oliveira - Dissertação.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598385/2/Rhavenna Thais Silva Oliveira - Dissertação.pdfDownload |
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