A utilização da caderneta de saúde da pessoa idosa na atenção primária: um olhar na formação em saúde

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Luiza Vargens-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-19T12:10:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-19T12:10:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-05-
identificador: dc.identifier.otherA utilização da caderneta de saúde da pessoa idosa na atenção primária: um olhar na formação em saúdept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598383-
Resumo: dc.description.abstractOs espaços de saúde como as UBS são considerados ambientes de ensino não formal. Reconhecer e valorizar o conhecimento prévio dos profissionais para analisar o que já se sabe e o que é necessário aprender para melhorar o cuidado integral da pessoa idosa tem sido alvo de pesquisas em ensino e saúde. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (CSPI) é um instrumento para a formação técnica e pode contribuir para mudanças institucionais ou de orientação no serviço de saúde. Dentre os desafios da implementação da CSPI no SUS destacamos a falta de capacitação e adesão por parte dos profissionais, a ausência de informações sobre a caderneta e dificuldades de preenchimento pelos profissionais. Portanto, compreender como acontecem os processos de formação e qual a percepção dos profissionais de saúde em relação à CSPI na Atenção Básica pode contribuir para formulação de novas estratégias de implementação desse instrumento. Por isso essa dissertação objetivou investigar a utilização da Caderneta pelos profissionais de saúde como instrumento de formação técnica na atenção à saúde do idoso no município de Gurupi, TO. Essa é uma pesquisa do tipo observacional descritiva transversal, com abordagem mista (quanti-qualitativa). A amostra foi composta por 60 profissionais de saúde com vínculo, em Unidades de Saúde da Família. Para obtenção dos dados foi utilizado um questionário composto por questões abertas e fechadas, dividido em 3 módulos: o primeiro com questões sócio econômicas e laborais, o segundo com conhecimentos e dificuldades dos profissionais com a CSPI, e o terceiro com avaliação das estratégias de ensino na Atenção Primária. Os resultados mostraram um processo heterogêneo de implantação e utilização da CSPI nas unidades de saúde, algumas estão em processo de implementação, porém com dificuldades de capacitação e outras utilizam a CSPI na versão desatualizada. Não encontramos em nosso município a implementação da versão mais recente do instrumento. Assim, consideramos que há necessidade de permanentes discussões e capacitações para que os espaços de trabalho sejam espaços para identificação das dificuldades dos profissionais e troca de saberes aumentando a construção de conhecimentos e eficácia das Unidades para lidar com as complexidades da pessoa idosa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.93 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCaderneta de Saúde da Pessoa Idosapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdosospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectElderly Person's Health Handbookpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectElderlypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanent Education in Healthpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrimary attentionpt_BR
Título: dc.titleA utilização da caderneta de saúde da pessoa idosa na atenção primária: um olhar na formação em saúdept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
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