
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Aline Deanne Santana de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-19T12:00:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-19T12:00:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O uso de tecnologias digitais na gestão da aprendizagem por discentes de graduação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598381 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nos dias atuais, o processo de aprendizagem é centrado na figura do professor, transferindo toda a responsabilidade da aprendizagem para o mesmo. Alguns professores se preocupam apenas em repetir e ensinar o que já está pronto, deixando de lado a criatividade a partir da realidade vivida por discentes e professores. A gestão da aprendizagem coloca o aprendente como centro do processo de aprendizagem, conferindo autonomia para o aprendente; esse se torna, portanto, ser ativo no processo de aprendizagem, e, por conseguinte, o principal responsável pelo seu próprio aprendizado. No contexto da autonomia do aprendente, encontramos alguns conceitos, dentre eles autorregulação e metacognição que corroboram para a construção da referida autonomia, e, também, proatividade do sujeito aprendente. Esse aprendente autônomo tem de ter uma atitude de pesquisa e ser educado por ela. O objetivo geral foi compreender a influência do uso de tecnologias digitais contemporâneas (TDC) na gestão da aprendizagem de discentes ingressantes na graduação. Em seus aspectos metodológicos, a pesquisa se trata de uma pesquisa qualitativa. Foram aplicados questionários com a comunidade acadêmica, especificamente discentes do primeiro período de alguns cursos de Instituições de Ensino Superior de Palmas - TO e realizada entrevista em profundidade com um GF de alunos, tendo como base as respostas dos questionários. Podemos concluir que a desconstrução por parte de professores e também de aprendentes deve ser diária, romper em alguns aspectos gradativamente com o modelo vigente exige conhecimento, sabedoria e acima de tudo flexibilidade e poder de escolha; escolher aprender, escolher ser instigador, motivador, facilitador e também escolher, por parte dos aprendentes, ser responsável prioritário por sua própria aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.21 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão da Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metacognição e Atitude de Pesquisa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning management | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-regulations | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metacognition and Research attitude | pt_BR |
| Título: dc.title | O uso de tecnologias digitais na gestão da aprendizagem por discentes de graduação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Aline Deanne Santana de Carvalho - Dissertação.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598381/2/Aline Deanne Santana de Carvalho - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons