O uso de tecnologias digitais na gestão da aprendizagem por discentes de graduação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Aline Deanne Santana de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-19T12:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-19T12:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-16-
identificador: dc.identifier.otherO uso de tecnologias digitais na gestão da aprendizagem por discentes de graduaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598381-
Resumo: dc.description.abstractNos dias atuais, o processo de aprendizagem é centrado na figura do professor, transferindo toda a responsabilidade da aprendizagem para o mesmo. Alguns professores se preocupam apenas em repetir e ensinar o que já está pronto, deixando de lado a criatividade a partir da realidade vivida por discentes e professores. A gestão da aprendizagem coloca o aprendente como centro do processo de aprendizagem, conferindo autonomia para o aprendente; esse se torna, portanto, ser ativo no processo de aprendizagem, e, por conseguinte, o principal responsável pelo seu próprio aprendizado. No contexto da autonomia do aprendente, encontramos alguns conceitos, dentre eles autorregulação e metacognição que corroboram para a construção da referida autonomia, e, também, proatividade do sujeito aprendente. Esse aprendente autônomo tem de ter uma atitude de pesquisa e ser educado por ela. O objetivo geral foi compreender a influência do uso de tecnologias digitais contemporâneas (TDC) na gestão da aprendizagem de discentes ingressantes na graduação. Em seus aspectos metodológicos, a pesquisa se trata de uma pesquisa qualitativa. Foram aplicados questionários com a comunidade acadêmica, especificamente discentes do primeiro período de alguns cursos de Instituições de Ensino Superior de Palmas - TO e realizada entrevista em profundidade com um GF de alunos, tendo como base as respostas dos questionários. Podemos concluir que a desconstrução por parte de professores e também de aprendentes deve ser diária, romper em alguns aspectos gradativamente com o modelo vigente exige conhecimento, sabedoria e acima de tudo flexibilidade e poder de escolha; escolher aprender, escolher ser instigador, motivador, facilitador e também escolher, por parte dos aprendentes, ser responsável prioritário por sua própria aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.21 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão da Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição e Atitude de Pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLearning managementpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSelf-regulationspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetacognition and Research attitudept_BR
Título: dc.titleO uso de tecnologias digitais na gestão da aprendizagem por discentes de graduaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
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