
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Claudio Roberto Felix do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-20T12:54:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-20T12:54:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Fundaj Claudio Nascimento Material didatico 2021 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598352 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho procurou considerar que a Sociologia no ensino médio, em seus conteúdos, em consonância com os fundamentos e diretrizes da Educação em Direitos Humanos (EDH) pudessem auxiliar docentes e discentes no processo de construção e articulação de meios (artesanato intelectual) para interpretação, leitura, ação e reflexão de realidades nas quais estes estão inseridos, preparando-os para novas composições, novos olhares, novas concepções sobre si mesmos, sobre a cidade e o exercício da cidadania, sobre a sociedade e seus problemas e em relação aos Direitos Humanos. Para pensar e discutir sobre essa consonância o referencial teórico tem como fonte os estudos do sociólogo de Charles Wright Mills (1916-1962) especificamente com os conceitos de artesanato intelectual e imaginação sociológica numa transposição, releitura circunstanciada para pensar construções emancipatórias. Autores que pensaram e influenciaram a Pedagogia de Projetos, enfatizando, além de outros autores, as contribuições do autor John Dewey para um movimento educacional progressista aqui no Brasil e, consequentemente, uma ruptura com o pensamento tradicional. Sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como mediadora da produção de um material pedagógico (protótipo de aplicativo), acontece uma revisão bibliográfica que conecta-se diretamente com a Educação e renovação das práticas pedagógicas, aqui discutida para a confecção de um material pedagógico - protótipo de um aplicativo que propõe auxiliar Docentes e Discentes com aprendizagens significativas a partir das possíveis articulações entre a Sociologia escolar e a Educação em Direitos Humanos. Junto a essas fontes e autores(as) está uma bibliografia contemporânea que reflete e discute a Sociologia no ensino médio, a Educação em Direitos Humanos e oportunidades de articulação dos conceitos estruturadores e as competências específicas entre essas áreas do conhecimento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 770 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar. Educação em Direitos Humanos. Material Pedagógico. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. | pt_BR |
| Título: dc.title | A sociologia no ensino médio em consonância à educação em direitos humanos: um artesanato intelectual para aulas e projetos críticos-reflexivos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Fundaj Claudio Nascimento Material didatico 2021.pdf | Claúdio Nascimento, Fundaj 2021 | 769.73 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598352/2/Fundaj Claudio Nascimento Material didatico 2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons