A sociologia no ensino médio em consonância à educação em direitos humanos: um artesanato intelectual para aulas e projetos críticos-reflexivos

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Claudio Roberto Felix do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-20T12:54:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-20T12:54:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
identificador: dc.identifier.otherFundaj Claudio Nascimento Material didatico 2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598352-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho procurou considerar que a Sociologia no ensino médio, em seus conteúdos, em consonância com os fundamentos e diretrizes da Educação em Direitos Humanos (EDH) pudessem auxiliar docentes e discentes no processo de construção e articulação de meios (artesanato intelectual) para interpretação, leitura, ação e reflexão de realidades nas quais estes estão inseridos, preparando-os para novas composições, novos olhares, novas concepções sobre si mesmos, sobre a cidade e o exercício da cidadania, sobre a sociedade e seus problemas e em relação aos Direitos Humanos. Para pensar e discutir sobre essa consonância o referencial teórico tem como fonte os estudos do sociólogo de Charles Wright Mills (1916-1962) especificamente com os conceitos de artesanato intelectual e imaginação sociológica numa transposição, releitura circunstanciada para pensar construções emancipatórias. Autores que pensaram e influenciaram a Pedagogia de Projetos, enfatizando, além de outros autores, as contribuições do autor John Dewey para um movimento educacional progressista aqui no Brasil e, consequentemente, uma ruptura com o pensamento tradicional. Sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como mediadora da produção de um material pedagógico (protótipo de aplicativo), acontece uma revisão bibliográfica que conecta-se diretamente com a Educação e renovação das práticas pedagógicas, aqui discutida para a confecção de um material pedagógico - protótipo de um aplicativo que propõe auxiliar Docentes e Discentes com aprendizagens significativas a partir das possíveis articulações entre a Sociologia escolar e a Educação em Direitos Humanos. Junto a essas fontes e autores(as) está uma bibliografia contemporânea que reflete e discute a Sociologia no ensino médio, a Educação em Direitos Humanos e oportunidades de articulação dos conceitos estruturadores e as competências específicas entre essas áreas do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent770 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar. Educação em Direitos Humanos. Material Pedagógico. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.pt_BR
Título: dc.titleA sociologia no ensino médio em consonância à educação em direitos humanos: um artesanato intelectual para aulas e projetos críticos-reflexivospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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