Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVA, CAROLINE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NEIVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-20T12:39:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-20T12:39:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO 6° ANO EXPERIMENTAL: ENTRE DISCURSOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598351 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A temática que norteia essa dissertação concerne a compreensão do lugar ocupado pelo Ensino de História no contexto do projeto 6° Ano Experimental a partir das aproximações e distanciamentos dentre os discursos embasadores do projeto, o material de apoio didático e as vivências dos professores regentes. O projeto 6° Ano Experimental foi implementado em caráter experimental na rede pública municipal do Rio de Janeiro a partir de 2011, com o objetivo que contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública carioca, que seria refletida num melhor desempenho discente em avaliações internas e externas. Nesse projeto, as turmas de 6° Ano Experimental passariam a compor a última etapa dos anos iniciais, nas unidades escolares de Primário Carioca, e o ensino seria conduzido por um professor generalista, o que tornaria a transição entre o Primário e o Ginásio mais suave aos alunos. Como suporte a esse projeto foram produzidos materiais de apoio didático, os Cadernos Pedagógicos, e foram oferecidos cursos de capacitação aos professores regentes. O objetivo central dessa pesquisa é compreender o lugar ocupado pelo Ensino de História dentro do projeto 6° Ano Experimental e no cotidiano escolar, a partir das vivências relatadas por professores regentes dessas turmas. Para tanto foram analisados os Cadernos Pedagógicos de História com o objetivo de verificar a existência de uma perspectiva interdisciplinar. A fim de se comparar os discursos proponentes do projeto com aqueles que vivenciaram o mesmo, foram analisadas entrevistas com a cúpula da Secretaria Municipal de Educação e com professores regentes do projeto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar e saberes históricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 6° Ano Experimental | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO 6° ANO EXPERIMENTAL: ENTRE DISCURSOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CAROLINE OLIVA NEIVA - PROFHISTÓRIA - UNIRIO.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598351/2/CAROLINE OLIVA NEIVA - PROFHISTÓRIA - UNIRIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons