O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO 6° ANO EXPERIMENTAL: ENTRE DISCURSOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVA, CAROLINE-
Autor(es): dc.contributor.authorNEIVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-20T12:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-20T12:39:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO 6° ANO EXPERIMENTAL: ENTRE DISCURSOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598351-
Resumo: dc.description.abstractA temática que norteia essa dissertação concerne a compreensão do lugar ocupado pelo Ensino de História no contexto do projeto 6° Ano Experimental a partir das aproximações e distanciamentos dentre os discursos embasadores do projeto, o material de apoio didático e as vivências dos professores regentes. O projeto 6° Ano Experimental foi implementado em caráter experimental na rede pública municipal do Rio de Janeiro a partir de 2011, com o objetivo que contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública carioca, que seria refletida num melhor desempenho discente em avaliações internas e externas. Nesse projeto, as turmas de 6° Ano Experimental passariam a compor a última etapa dos anos iniciais, nas unidades escolares de Primário Carioca, e o ensino seria conduzido por um professor generalista, o que tornaria a transição entre o Primário e o Ginásio mais suave aos alunos. Como suporte a esse projeto foram produzidos materiais de apoio didático, os Cadernos Pedagógicos, e foram oferecidos cursos de capacitação aos professores regentes. O objetivo central dessa pesquisa é compreender o lugar ocupado pelo Ensino de História dentro do projeto 6° Ano Experimental e no cotidiano escolar, a partir das vivências relatadas por professores regentes dessas turmas. Para tanto foram analisados os Cadernos Pedagógicos de História com o objetivo de verificar a existência de uma perspectiva interdisciplinar. A fim de se comparar os discursos proponentes do projeto com aqueles que vivenciaram o mesmo, foram analisadas entrevistas com a cúpula da Secretaria Municipal de Educação e com professores regentes do projeto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSecretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiropt_BR
Palavras-chave: dc.subject6° Ano Experimentalpt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO 6° ANO EXPERIMENTAL: ENTRE DISCURSOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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