Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Mariana Maciel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-19T14:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-19T14:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Fundaj_Mariana_Morais_Material Didatico_2020.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a apresentar um material didático para o ensino de Sociologia destinado à formação para a cidadania nas escolas que atendem às unidades socioeducativas. Para tanto, trazemos a análise do funcionamento do sistema socioeducativo em Pernambuco, estabelecido pelo Sistema Nacional de Socioeducação (Sinase), a fim de demonstrar o fundamental papel da educação, especialmente o ensino da Sociologia, no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Através de um estudo da realidade socioeconômica dos adolescentes em questão, pautado nos dados fornecidos pela Fundação de Atendimento Socioeducacional de Pernambuco (FUNASE), e no perfil das escolas que funcionam nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), elaboramos um material didático para a disciplina de Sociologia focado na formação cidadã, crítica e reflexiva. Nossa pesquisa encontra fundamento teórico-educacional em Paulo Freire, pautada na abordagem sociocultural, entendendo a educação como uma forma de proporcionar aos estudantes uma educação transformadora e libertadora, capaz de ressignificar e modificar a realidade desigual e opressora desses indivíduos. O material didático foi elaborado segundo os eixos temáticos estabelecidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Sociologia. O formato desse material é de cartilha impressa, trazendo textos e atividades para subsidiar o trabalho docente em sala de aula, de modo a colaborar no processo de integração dos estudantes em privação de liberdade, colocando-os como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, com vistas a formar cidadãos conscientes, críticos e socialmente atuantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,445 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático. Sociologia. Socioeducação | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de sociologia no sistema socioeducativo: proposta de material didático para uma formação cidadã | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fundaj_Mariana_Morais_Material didatico_2020.pdf | 13,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598343/2/Fundaj_Mariana_Morais_Material didatico_2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons