Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, ANA PAULA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BRANCHER, VANTOIR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-14T03:18:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-14T03:18:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE PARA PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS NA PLATAFORMA MOODLE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598192 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A formação docente se relaciona diretamente ao desenvolvimento das condições que permeiam o trabalho do professor, nos vários contextos que este se inclui. Assim, o desenvolvimento deste produto educacional buscou contribuir com o aperfeiçoamento das práticas educativas e promover uma maior interatividade entre docentes atuantes na Educação Profissional e Tecnológica. Desse modo, a construção do espaço formativo vinculou-se ao objetivo de compreender como se constitui a identidade docente de professoras não licenciadas (bacharéis e tecnólogas). Nesse sentido, a implementação do curso de formação permanente se fundamentou também nas demandas formativas das participantes. Por meio de uma abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) realizamos a leitura das narrativas produzidas durante as atividades do curso, a partir da Teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Por fim, constatamos que as professoras não licenciadas atribuem amplo sentido aos saberes consolidados pela experiência, que buscam o equilíbrio entre o conhecimento técnico e o conhecimento pedagógico e que por meio da autoformação redefinem o seu papel diante dos processos de formação docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,44MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras não licenciadas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE PARA PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS NA PLATAFORMA MOODLE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANA PAULA DA COSTA ALVES - VANTOIR ROBERTO BRANCHER.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598192/2/ANA PAULA DA COSTA ALVES - VANTOIR ROBERTO BRANCHER.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons