Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Friedrich, Lilian Hoffmann | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Leonardo Bis dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-13T22:42:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-13T22:42:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Borboletear: um passeio pelas subjetividades práticas educativas de prevenção ao suicídio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598191 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere na linha de ―Práticas educativas‖ do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de Mestrado Profissional, problematiza sobre a latência da invisibilidade do suicídio em Santa Maria de Jetibá por meio de práticas educativas dialógicas com os alunos cursando o ensino médio, devidamente matriculados na EEEFM Graça Aranha, localizado no município de Santa Maria de Jetibá – ES. Por se tratar de um mestrado profissional, o produto educativo foi efetivado por meio do livro pedagógico com o título: Borboletear – um passeio pelas subjetividades práticas educativas de prevenção ao suicídio, de apoio ao docente no campo das práticas educativas de prevenção do suicídio. Trata-se de uma pesquisa participante de cunho qualitativo, sistematizada através do método de análise de conteúdo. Com isso, objetivamos visibilizar o problema do suicídio e fomentar práticas educativas de prevenção na Escola para fins profiláticos. A pesquisa discutiu o ensino a partir da Pedagogia Freireana. Os resultados indicaram que é uma comunidade tradicional que não queria discutir o assunto, inclusive em termos críticos, no entanto, nota-se que os desdobramentos dessa pesquisa movimentaram atores e sistemas públicos de saúde e educação, na direção de mudanças, apontando tarefas sociais e rumos para novas pesquisas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 28,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção ao suicídio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Pomerana | pt_BR |
Título: dc.title | Borboletear: um passeio pelas subjetividades práticas educativas de prevenção ao suicídio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Lilian Hoffmann Friedrich.pdf | 28,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598191/2/Lilian Hoffmann Friedrich.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons