Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PERROTA, PAMELLA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, ROBSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-13T14:38:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-13T14:38:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Energia Nuclear; Ensino Médio Integrado; Disseminação do Conhecimento; Sequência Didática. | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VISANDO A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598172 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo visou à disseminação do conhecimento acerca das aplicações da energia nuclear aos discentes do ensino médio integrado, com a aproximação do tema à realidade cotidiana dos alunos. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática com o envolvimento de aulas expositivas, transmissão de vídeos e debates acerca do tema, além de uma visita técnica ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), com foco nos laboratórios da Divisão de Radioproteção Ambiental e Ocupacional (DIRAD). A elaboração desse produto educacional serviu como uma estratégia realizada em espaços formal e não formal de educação, esse em consonância com o conhecimento construído em sala de aula. A metodologia utilizada foi de cunho quantitativo/qualitativo onde foram aplicados questionários semiabertos, antes, durante e após aplicação do produto, aos discentes do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Rio de Janeiro, do 6° período da turma de toxicologia ambiental. Além disso, uma atividade de avaliação foi realizada em grupo, no decorrer da sequência didática, com debates e produção de texto confeccionado tomando por base a contextualização Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Dessa forma, verificou-se que essa sequência pode ser utilizada como apoio à construção de conhecimentos acerca da energia nuclear e como uma ferramenta estratégica de ensino-aprendizagem, de abordagem motivadora e próxima da realidade cotidiana do aluno. Foi possível observar que o aluno pôde ser capaz de aprender e interagir com fenômenos que tivessem relação com os conteúdos abordados em sala de aula e, dessa maneira, desenvolver um senso crítico que possibilite a sua tomada de decisão como cidadão transformador na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | NÃO SE APLICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Energia Nuclear; Ensino Médio Integrado; Disseminação do Conhecimento; Sequência Didática. | pt_BR |
Título: dc.title | A ENERGIA NULEAR E SUA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons