A ENERGIA NULEAR E SUA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPERROTA, PAMELLA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, ROBSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-13T14:38:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-13T14:38:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherEnergia Nuclear; Ensino Médio Integrado; Disseminação do Conhecimento; Sequência Didática.pt_BR
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VISANDO A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598172-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo visou à disseminação do conhecimento acerca das aplicações da energia nuclear aos discentes do ensino médio integrado, com a aproximação do tema à realidade cotidiana dos alunos. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática com o envolvimento de aulas expositivas, transmissão de vídeos e debates acerca do tema, além de uma visita técnica ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), com foco nos laboratórios da Divisão de Radioproteção Ambiental e Ocupacional (DIRAD). A elaboração desse produto educacional serviu como uma estratégia realizada em espaços formal e não formal de educação, esse em consonância com o conhecimento construído em sala de aula. A metodologia utilizada foi de cunho quantitativo/qualitativo onde foram aplicados questionários semiabertos, antes, durante e após aplicação do produto, aos discentes do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Rio de Janeiro, do 6° período da turma de toxicologia ambiental. Além disso, uma atividade de avaliação foi realizada em grupo, no decorrer da sequência didática, com debates e produção de texto confeccionado tomando por base a contextualização Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Dessa forma, verificou-se que essa sequência pode ser utilizada como apoio à construção de conhecimentos acerca da energia nuclear e como uma ferramenta estratégica de ensino-aprendizagem, de abordagem motivadora e próxima da realidade cotidiana do aluno. Foi possível observar que o aluno pôde ser capaz de aprender e interagir com fenômenos que tivessem relação com os conteúdos abordados em sala de aula e, dessa maneira, desenvolver um senso crítico que possibilite a sua tomada de decisão como cidadão transformador na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentNÃO SE APLICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnergia Nuclear; Ensino Médio Integrado; Disseminação do Conhecimento; Sequência Didática.pt_BR
Título: dc.titleA ENERGIA NULEAR E SUA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons