Tecnologias digitais educacionais utilizadas nas práticas pedagógicas no ensino em Enfermagem

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNoronha, Márcia Pessoa de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-13T13:37:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-13T13:37:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-17-
identificador: dc.identifier.otherTecnologias digitais educacionais utilizadas nas práticas pedagógicas no ensino em Enfermagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598166-
Resumo: dc.description.abstractAs tecnologias digitais educacionais são importantes ferramentas nas práticas pedagógicas no ensino, para auxiliar na aprendizagem do educando em enfermagem. O objetivo deste estudo foi analisar as potencialidades das tecnologias educativas digitais na perspectiva metodológica aplicada à formação de bacharelado em enfermagem, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Para tanto, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidosda América, por meio do buscador PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe - LILACS, Scientific Electronic Library Online - SciELO, Cumulative Index to Nursingand Allied Health Science - CINAHL, no período de 2008 a 2018. Tais descritores foram selecionados com base na lista de Descritores em Ciências da Saúde - DeCS/MeSH, combinados aos termos de busca, por meio dos operadores booleanos AND e/ou OR, tendo como palavras-chave: educação em enfermagem, tecnologia educacional e ensino/aprendizagem. A busca resultou em um total de 2.666 estudos, sendo 269 indicados no LILACS, 1334 no PUBMED, 60 no Scielo, 322 no MEDLINE e 58 no BDENF. Destes, 1203 não atenderam aos critérios de inclusão da presente revisão. Após análise de todos os resumos, foram selecionados 314 artigos para a leitura na íntegra. Destes, 268 foram excluídos por não atenderem a questão norteadora (não ter Tecnologia Digital Educacional Específica) e 9 eram artigos duplicados Síntese dos estudos incluídos na revisão integrativa. Portanto, a amostra final resultou em 35 artigos. Dentre os estudos, o idioma predominante foi em português 22, 12 em inglês e 1 em espanhol. As Tecnologias Informação e Comunicação mais utilizadas no ensino de bacharelado em enfermagem foram: Ambiente Virtual de Aprendizagem, jogos e simulador móvel, dentre outras. Conclusão: As tecnologias educacionais digitais são potencialidades importantes e necessárias no processo de ensino aprendizagem na graduação de enfermagem, mas para alcançar êxito é indispensável a utilização de práticas pedagógicas adequadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.35 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevisão integrativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDigital educational technologiespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeaching in nursingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegrative reviewpt_BR
Título: dc.titleTecnologias digitais educacionais utilizadas nas práticas pedagógicas no ensino em Enfermagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
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