
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Noronha, Márcia Pessoa de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-13T13:37:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-13T13:37:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tecnologias digitais educacionais utilizadas nas práticas pedagógicas no ensino em Enfermagem | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598166 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As tecnologias digitais educacionais são importantes ferramentas nas práticas pedagógicas no ensino, para auxiliar na aprendizagem do educando em enfermagem. O objetivo deste estudo foi analisar as potencialidades das tecnologias educativas digitais na perspectiva metodológica aplicada à formação de bacharelado em enfermagem, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Para tanto, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidosda América, por meio do buscador PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe - LILACS, Scientific Electronic Library Online - SciELO, Cumulative Index to Nursingand Allied Health Science - CINAHL, no período de 2008 a 2018. Tais descritores foram selecionados com base na lista de Descritores em Ciências da Saúde - DeCS/MeSH, combinados aos termos de busca, por meio dos operadores booleanos AND e/ou OR, tendo como palavras-chave: educação em enfermagem, tecnologia educacional e ensino/aprendizagem. A busca resultou em um total de 2.666 estudos, sendo 269 indicados no LILACS, 1334 no PUBMED, 60 no Scielo, 322 no MEDLINE e 58 no BDENF. Destes, 1203 não atenderam aos critérios de inclusão da presente revisão. Após análise de todos os resumos, foram selecionados 314 artigos para a leitura na íntegra. Destes, 268 foram excluídos por não atenderem a questão norteadora (não ter Tecnologia Digital Educacional Específica) e 9 eram artigos duplicados Síntese dos estudos incluídos na revisão integrativa. Portanto, a amostra final resultou em 35 artigos. Dentre os estudos, o idioma predominante foi em português 22, 12 em inglês e 1 em espanhol. As Tecnologias Informação e Comunicação mais utilizadas no ensino de bacharelado em enfermagem foram: Ambiente Virtual de Aprendizagem, jogos e simulador móvel, dentre outras. Conclusão: As tecnologias educacionais digitais são potencialidades importantes e necessárias no processo de ensino aprendizagem na graduação de enfermagem, mas para alcançar êxito é indispensável a utilização de práticas pedagógicas adequadas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.35 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais educacionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino em enfermagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisão integrativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital educational technologies | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching in nursing | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Integrative review | pt_BR |
| Título: dc.title | Tecnologias digitais educacionais utilizadas nas práticas pedagógicas no ensino em Enfermagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Márcia Pessoa de Sousa Noronha - Dissertação.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598166/2/Márcia Pessoa de Sousa Noronha - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons