O uso de atividades educativas para empoderamento de estudantes em relação à saúde bucal

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Garithuzy Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-13T12:57:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-13T12:57:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
identificador: dc.identifier.otherO uso de atividades educativas para empoderamento de estudantes em relação à saúde bucalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598163-
Resumo: dc.description.abstractA educação e a informação sobre os cuidados com a saúde bucal têm sido ressaltadas devido à influência na mudança de atitude, comportamento, empoderamento e desenvolvimento de hábitos saudáveis. O desconhecimento sobre cuidados de higiene bucal representa um fator a ser considerado, uma vez que a informação, mesmo que disponível, não chega a todas as classes sociais e, dificilmente, é apreendida de modo a produzir conhecimento e autonomia em relação aos cuidados com a saúde. Diante dessa problemática, essa pesquisa se propõe a avaliar o impacto de atividades educativas no empoderamento de crianças de uma escola pública em relação à saúde e higiene bucal, por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, com crianças matriculadas na Escola Municipal Santa Luzia, localizada no Município de Araguaína, Tocantins, Brasil. No estudo foi aplicado um questionário sobre saúde e cuidados com a higiene bucal, realizadas atividades educativas lúdicas, direcionadas a saúde e cuidados com a higiene bucal, construção de material educativo sobre saúde bucal e reaplicação do questionário. Por meio da abordagem participativa, observou-se uma mudança no comportamento das crianças em relação à saúde bucal nas categorias de conhecimento em saúde bucal, percepção de saúde bucal e mudanças nos hábitos de higiene bucal, após a participação nas atividades de educação em saúde. Dessa forma, a reorientação das práticas, no sentido de torná-las mais envolventes, através do diálogo, problematização e da participação ativa de todos os envolvidos alcançam melhores resultados empoderando os sujeitos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde buccalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOdontologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHealth Educationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOral Healthpt_BR
Título: dc.titleO uso de atividades educativas para empoderamento de estudantes em relação à saúde bucalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
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