Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEIRYLAINE PEREIRA BEZERRA VIEGAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-13T12:45:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-13T12:45:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | COMPREENSÃO DE ADOLESCENTES SOBRE SAÚDE E AS FONTES DE INFORMAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: A informação é fundamental para a Promoção da Saúde, pois contribui com o empoderamento do sujeito e da comunidade. Na atualidade os adolescentes recebem informações pelas mais variadas fontes, o que levanta questionamentos sobre como os adolescentes recebem informações sobre saúde e qual a compreensão deles sobre saúde. Objetivos: Compreender a percepção dos adolescentes matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-Tocantins sobre saúde e as fontes que fornecem essa informação. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 6 (seis) alunos matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-TO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com base em um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A compreensão dos adolescentes sobre saúde, expressas por meio das falas, remetem ao modelo biomédico. As principais fontes de informação sobre saúde citadas foram a família, a escola, amigos e meios de comunicação, especialmente a televisão e a internet. Afirmaram saber que nem todas as informações que circulam na internet são verdadeiras, porém não possuem critérios de seleção de sites que oferecem informações sobre saúde. Os adolescentes confiam nos profissionais da Unidade Básica de Saúde, porém não compreendem com total clareza as informações que recebem sobre o tema. A maioria dos adolescentes avaliou o próprio conhecimento sobre saúde como insuficiente, mas alguns também relataram ausência de interesse cotidiano sobre o assunto, haja vista que buscam saber mais sobre o tema apenas quando estão doentes. De forma geral os entrevistados afirmaram ter necessidade de obter mais informações sobre saúde por meio de materiais informativos e por meio de ações no ambiente escolar. Conclusões: Observou-se que a compreensão sobre a saúde não contempla os múltiplos aspectos que envolvem a saúde, na perspectiva dos Determinantes Sociais em Saúde. Nesse sentido há a necessidade de projetos de Educação em Saúde que envolvam os próprios estudantes no desenvolvimento das ações direcionadas a esse público, os quais podem ser desenvolvidos dentro da própria escola, no Programa saúde na Escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.5 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do Adolescente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ações Intersetoriais | pt_BR |
Título: dc.title | COMPREENSÃO DE ADOLESCENTES SOBRE SAÚDE E AS FONTES DE INFORMAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Meirylaine Pereira Bezerra Viegas - Dissertação.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598162/2/Meirylaine Pereira Bezerra Viegas - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons