Proposta de Formação inicial e continuada para a Educação Profissional e Tecnológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Farroupilha - IFAAR-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Celso Augusto de Oliveira Cristofoli da-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Ricardo Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-13T00:19:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-13T00:19:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProposta de Formação inicial e continuada para a Educação Profissional e Tecnológica-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598157-
Resumo: dc.description.abstractProduto educacional elaborado como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. A proposta de formação é desenvolvida a partir da pesquisa "O Trabalho como Principio Educativo no Ensino Médio Integrado do Campus Foz do Iguaçu do IFPR" que foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT - IFFAR). A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu e centrou-se em Identificar o entendimento que os professores e os estudantes, especialmente os docentes, possuem da categoria Trabalho como Princípio Educativo na perspectivada da proposta do EMI. No levantamento e análise dos dados foi possível identificar que a grande maioria dos professores tem o entendimento de que a EPT, o EMI e a premissa do Trabalho como Princípio Educativo são conceitos voltados para a preparação para o mercado de trabalho. Esse entendimento da EPT, como fator de inserção no mercado de trabalho está enraizada na educação brasileira, entretanto, superar essa visão pragmática e utilitarista é imperativo para se construir uma educação emancipatória e integral. Para tanto, é necessário possibilitar espaços de formação para os docentes que discutam os princípios pedagógicos que integram a proposta do EMI em uma perspectiva crítica e político-pedagógica na busca de dar um novo sentido as relações entre trabalho e educação. Nessa direção é que se coloca essa proposta de formação, na busca de contribuir na construção de práticas educativas que proporcionem acesso aos conhecimentos, permitindo aos estudantes uma leitura de mundo mais ampla sobre o mundo do trabalho questionando suas relações de exploração. Assim sendo, enquanto possibilidade de suprir visões e concepções que fogem das compreensões defendidas na pesquisa que resultou nesse produto educacional e identificadas na etapa da análise dos dados, a presente proposta foi organizada em 03 módulos: 1) Fundamentos Ontológicos e Históricos do Trabalho e Educação; 2) Conceitos da Educação Profissional e Tecnológica e 3) Uma alternativa teórico-prática: A Pedagogia Histórico-Crítica.-
Tamanho: dc.format.extent11 Mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Politica-Pedagógica; Ensino Médio Integrado; Trabalho como Princípio Educativo; Educação Profissional e Tecnológica; Pedagogia Histórico-Crítica-
Título: dc.titleProposta de Formação inicial e continuada para a Educação Profissional e Tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em EPT-
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