Abordagem CTS/CTSA a partir de Temas Regionais da Amazônia: Uma Proposta para o Ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Iris Caroline dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-13T11:39:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-13T11:39:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-13-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598144-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra é resultado de uma monografia desenvolvida no curso de Especialização em Ensino de Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a qual foi pensada com intuito de trazer propostas interdisciplinares que possibilitassem a articulação entre temáticas relevantes do nosso contexto regional com o ensino de Química. O livro é composto de duas partes principais: A primeira, “Abordagem CTS/CTSA no ensino de Química”, consiste em uma breve revisão bibliográfica de diversos autores que trazem evidências/reflexões sobre a importância de uma abordagem inovadora para o ensino de Química; a segunda parte, “Uma proposta para o ensino de Química na Amazônia”, apresenta dez temas regionais que professores e graduandos em Química podem explorar em suas aulas, tendo como base os conhecimentos e saberes regionais locais. Vale ressaltar que os temas selecionados para compor esta obra são pontos de partida para que os graduandos em química e professores reflitam sobre a importância de realizar uma abordagem CTS/CTSA durante as aulas de química, pois há inúmeras temáticas da nossa região que também podem ser exploradas cientificamente e utilizadas como tema gerador, além dos selecionados para compor esta obra. O diferencial deste trabalho é que o mesmo parte de temas regionais e explora os aspectos químicos relacionados, possibilitando utilizar tais temáticas durante as aulas de química e consequentmente romper com a forma tradicional de ensinar química. Por fim, esta obra vem ampliar as discussões em relação a abordagem CTS/CTSA no ensino de Química visando maior democratização dos conteúdos, assim como a divulgação do conhecimento científico gerado no contexto amazônico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmazôniapt_BR
Título: dc.titleAbordagem CTS/CTSA a partir de Temas Regionais da Amazônia: Uma Proposta para o Ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais