Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Iris Caroline dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-13T11:39:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-13T11:39:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598144 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta obra é resultado de uma monografia desenvolvida no curso de Especialização em Ensino de Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a qual foi pensada com intuito de trazer propostas interdisciplinares que possibilitassem a articulação entre temáticas relevantes do nosso contexto regional com o ensino de Química. O livro é composto de duas partes principais: A primeira, “Abordagem CTS/CTSA no ensino de Química”, consiste em uma breve revisão bibliográfica de diversos autores que trazem evidências/reflexões sobre a importância de uma abordagem inovadora para o ensino de Química; a segunda parte, “Uma proposta para o ensino de Química na Amazônia”, apresenta dez temas regionais que professores e graduandos em Química podem explorar em suas aulas, tendo como base os conhecimentos e saberes regionais locais. Vale ressaltar que os temas selecionados para compor esta obra são pontos de partida para que os graduandos em química e professores reflitam sobre a importância de realizar uma abordagem CTS/CTSA durante as aulas de química, pois há inúmeras temáticas da nossa região que também podem ser exploradas cientificamente e utilizadas como tema gerador, além dos selecionados para compor esta obra. O diferencial deste trabalho é que o mesmo parte de temas regionais e explora os aspectos químicos relacionados, possibilitando utilizar tais temáticas durante as aulas de química e consequentmente romper com a forma tradicional de ensinar química. Por fim, esta obra vem ampliar as discussões em relação a abordagem CTS/CTSA no ensino de Química visando maior democratização dos conteúdos, assim como a divulgação do conhecimento científico gerado no contexto amazônico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagem CTS/CTSA a partir de Temas Regionais da Amazônia: Uma Proposta para o Ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: