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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Francisco, Marinalva Dias Correia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Viegas, Ana Cristina Coutinho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Amparo, Flavia Vieira da Silva do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-09T23:01:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-09T23:01:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MARINALVA_DIAS_CORREIA_FRANCISCO_prod.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598107 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Caderno Pedagógico tem como objetivo apresentar propostas de planejamento de atividades de ensino do sistema alfabético aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Elas partem da perspectiva de que esse sistema é um conteúdo de natureza conceitual, aprendido pelo sujeito por meio do uso social da leitura e da escrita. Tal concepção fundamenta a necessidade de consideração, por parte do professor, das ideias dos alunos sobre a escrita desde o início do processo de aprendê-la. Essa deferência é transformadora, porque colabora para que eles se conscientizem de saberes que já desenvolveram e de sua capacidade de aprender, o que consequentemente contribuirá para o seu engajamento nos estudos e para a sua permanência na escola. A referida concepção também embasa a opção por organizar propostas de ensino que incluem a utilização de nomes próprios e diferentes gêneros textuais para ensinar a ler e a escrever. Uma grande preocupação ao longo do trabalho de pesquisa que deu origem a este Caderno foi considerar as especificidades do público da EJA, que apresenta diferentes faixas etárias e interesses. O estudo teórico e a prática foram mostrando que um planejamento docente eficaz requer uma observação atenta dessa heterogeneidade. É muito importante que os conhecimentos e as histórias de vida que os alunos trazem permeiem as atividades e as conversas em sala de aula. Isso colabora para contextualizar o ensino e dar sentido ao que é trabalhado, além de fortalecer a autoestima desse alunado. Também é fundamental a abordagem de temas políticos, culturais e sociais do cotidiano nas propostas de atividades. Isso integra as aulas ao contexto da atualidade e acentua a importância da aprendizagem da leitura e da escrita. A consideração de tais temas contribui para que o aluno reflita sobre a importância dessa aprendizagem para o enfrentamento das diferentes demandas da sociedade moderna. Na trilha de Paulo Freire, é indispensável partir da realidade do aluno com o objetivo de ampliar sua leitura do mundo. Além da valorização e do aproveitamento didático dos usos da leitura e da escrita que já fazem parte do dia a dia do aluno da EJA, a escola há de lhe oportunizar outras experiências de leitura e escrita prestigiadas pela sociedade. Essa também é uma das metas das propostas apresentadas. 4 Esperamos que este recurso pedagógico colabore para o trabalho dos alfabetizadores e para a aprendizagem dos alunos, além de servir como estímulo para que outras atividades sejam elaboradas e compartilhadas por outros professores que se dedicam ao ensino da leitura e da escrita na EJA. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2505 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensinar a ler e a escrever na EJA: propostas de planejamento de atividades de ensino do sistema alfabético utilizando nomes próprios e diferentes gêneros textuais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
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| MARINALVA_DIAS_CORREIA_FRANCISCO_prod.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598107/2/MARINALVA_DIAS_CORREIA_FRANCISCO_prod.pdfDownload |
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