Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, Thays Xavier de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAVES, Rodolfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-09T21:56:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-09T21:56:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROSUTO EDUCACIONAL_GD MATEMÁTICA_72_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598106 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse guia didático é destinado a professores que ensinam Matemática, tanto aqueles que se encontram em processo de formação inicial, quanto aqueles que estão em efetivo exercício do magistério, com regência da sala de aula, ou, como se fala, daqueles que compartilham o chão da escola. Nosso material é fruto de uma pesquisa de mestrado que deu origem à dissertação Significados produzidos em uma disciplina de Gestão Educacional, na formação inicial de professores de Matemática, que desenvolvemos a partir das aulas de Gestão Educacional, ministradas em um curso de Licenciatura em Matemática. Os itens que constituem nosso guia estão relacionados com os textos (escritos – livros e artigos – e imagéticos – filmes trabalhados) adotados nas aulas da referida unidade programática: Gestão Educacional. Nosso propósito é apresentar à comunidade de educadores e formadores de educadores ideias que nos são caras, como por exemplo: (i) 11 Por que discutir as relações de poder-saber na formação de um professor? (ii) Por que refletir a respeito da burocratização das práticas docentes como instrumento de controle no espaço escolar? (iii) Por que discutir teoria do conhecimento é relevante à formação de um professor que ensina Matemática? (iv) Discutir a violência no espaço escolar é benéfico ou desmotiva a profissão docente? Que tipos de violência permeio o espaço da sala de aula? (v) De que forma um filme com abordagens da sala de aula pode vir a contribuir na formação docente? Estes cinco itens balizaram os capítulos do nosso produto educacional e tomamos como base os princípios do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na importância do diálogo e na análise dos resíduos de enunciação. Sabemos que fizemos uma tomada geral, nossas linhas estão pautadas em generalizações devido ao espaço e ao nosso propósito, todavia, caso o leitor opte por aprofundar as ideias apresentadas, sugerimos consultarem nossas fontes primárias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão educacional da aula de Matemática; Produção de significados; Método de leitura plausível; Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão educacional da aula de Matemática; Produção de significados; Método de leitura plausível; Formação inicial de professores | pt_BR |
Título: dc.title | UM OLHAR PARA A GESTÃO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons