UM OLHAR PARA A GESTÃO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAUJO, Thays Xavier de-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAVES, Rodolfo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-09T21:56:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-09T21:56:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
identificador: dc.identifier.otherPROSUTO EDUCACIONAL_GD MATEMÁTICA_72_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598106-
Resumo: dc.description.abstractEsse guia didático é destinado a professores que ensinam Matemática, tanto aqueles que se encontram em processo de formação inicial, quanto aqueles que estão em efetivo exercício do magistério, com regência da sala de aula, ou, como se fala, daqueles que compartilham o chão da escola. Nosso material é fruto de uma pesquisa de mestrado que deu origem à dissertação Significados produzidos em uma disciplina de Gestão Educacional, na formação inicial de professores de Matemática, que desenvolvemos a partir das aulas de Gestão Educacional, ministradas em um curso de Licenciatura em Matemática. Os itens que constituem nosso guia estão relacionados com os textos (escritos – livros e artigos – e imagéticos – filmes trabalhados) adotados nas aulas da referida unidade programática: Gestão Educacional. Nosso propósito é apresentar à comunidade de educadores e formadores de educadores ideias que nos são caras, como por exemplo: (i) 11 Por que discutir as relações de poder-saber na formação de um professor? (ii) Por que refletir a respeito da burocratização das práticas docentes como instrumento de controle no espaço escolar? (iii) Por que discutir teoria do conhecimento é relevante à formação de um professor que ensina Matemática? (iv) Discutir a violência no espaço escolar é benéfico ou desmotiva a profissão docente? Que tipos de violência permeio o espaço da sala de aula? (v) De que forma um filme com abordagens da sala de aula pode vir a contribuir na formação docente? Estes cinco itens balizaram os capítulos do nosso produto educacional e tomamos como base os princípios do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na importância do diálogo e na análise dos resíduos de enunciação. Sabemos que fizemos uma tomada geral, nossas linhas estão pautadas em generalizações devido ao espaço e ao nosso propósito, todavia, caso o leitor opte por aprofundar as ideias apresentadas, sugerimos consultarem nossas fontes primárias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,01 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão educacional da aula de Matemática; Produção de significados; Método de leitura plausível; Formação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão educacional da aula de Matemática; Produção de significados; Método de leitura plausível; Formação inicial de professorespt_BR
Título: dc.titleUM OLHAR PARA A GESTÃO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons