Tudo nela é de se amar: uma proposta de construção da identidade de meninas negras nos anos iniciais do ensino fundamental: caderno de atividades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Luene Cristina Santos de-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Rogério da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-09T15:13:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-09T15:13:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-14-
identificador: dc.identifier.otherLuene_Cristina_Santos_de_Almeida_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598099-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno pedagógico compreende o produto educacional do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica. Foi criado a partir da análise dos dados obtidos durante a pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias-RJ. Tem como objetivo contribuir com a prática docente no sentido de, trazer reflexões acerca do processo de construção da identidade da mulher negra, assim como, oportunizar o acesso a materiais que favoreçam a construção e a valorização da identidade de meninas negras os anos iniciais do Ensino Fundamental. Está dividido em 4 unidades, cada uma delas, propondo uma discussão e o desenvolvimento de atividades que incidem sobre elementos e características que impactam na construção da identidade da mulher negra. A primeira unidade traz uma reflexão acerca do universo das princesas e da ausência de representatividade de meninas negras nesse espaço, com propostas de atividades que resgatam a existência e o protagonismo de princesas negras. A unidade 2 traz como proposta a ressignificação do cabelo crespo, a partir de atividades que valorizam e promovem a desconstrução de estereótipos em torno deste tipo de cabelo. Na unidade 3, pensando no preconceito destinado a meninas negras de pele mais retinta, o caderno propõe uma discussão sobre os diferentes tons de pele negra, com propostas de atividades que possibilitem a valorização da identidade de meninas negras de diferentes tons de pele. Por fim, a unidade 4 tem como proposta resgatar as narrativas de algumas de mulheres que foram apagadas da História, ou tiveram suas vozes silenciadas. As atividades sugeridas na unidade têm como objetivo valorizar a história de luta e resistência dessas mulheres e ao mesmo tempo garantir representatividade à meninas negras. Para tecer as reflexões em torno dos assuntos abordados neste material contamos com estudos e escritos de autoras como: Rocha (2009), Santos (2013), Berth (2019), Gomes (2003), Santana (2018), Carneiro (2011), Collins (2019), entres outras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2867pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de meninas negraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Título: dc.titleTudo nela é de se amar: uma proposta de construção da identidade de meninas negras nos anos iniciais do ensino fundamental: caderno de atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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