Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Luene Cristina Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Rogério da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-09T15:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-09T15:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luene_Cristina_Santos_de_Almeida_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598099 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno pedagógico compreende o produto educacional do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica. Foi criado a partir da análise dos dados obtidos durante a pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias-RJ. Tem como objetivo contribuir com a prática docente no sentido de, trazer reflexões acerca do processo de construção da identidade da mulher negra, assim como, oportunizar o acesso a materiais que favoreçam a construção e a valorização da identidade de meninas negras os anos iniciais do Ensino Fundamental. Está dividido em 4 unidades, cada uma delas, propondo uma discussão e o desenvolvimento de atividades que incidem sobre elementos e características que impactam na construção da identidade da mulher negra. A primeira unidade traz uma reflexão acerca do universo das princesas e da ausência de representatividade de meninas negras nesse espaço, com propostas de atividades que resgatam a existência e o protagonismo de princesas negras. A unidade 2 traz como proposta a ressignificação do cabelo crespo, a partir de atividades que valorizam e promovem a desconstrução de estereótipos em torno deste tipo de cabelo. Na unidade 3, pensando no preconceito destinado a meninas negras de pele mais retinta, o caderno propõe uma discussão sobre os diferentes tons de pele negra, com propostas de atividades que possibilitem a valorização da identidade de meninas negras de diferentes tons de pele. Por fim, a unidade 4 tem como proposta resgatar as narrativas de algumas de mulheres que foram apagadas da História, ou tiveram suas vozes silenciadas. As atividades sugeridas na unidade têm como objetivo valorizar a história de luta e resistência dessas mulheres e ao mesmo tempo garantir representatividade à meninas negras. Para tecer as reflexões em torno dos assuntos abordados neste material contamos com estudos e escritos de autoras como: Rocha (2009), Santos (2013), Berth (2019), Gomes (2003), Santana (2018), Carneiro (2011), Collins (2019), entres outras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2867 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de meninas negras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
Título: dc.title | Tudo nela é de se amar: uma proposta de construção da identidade de meninas negras nos anos iniciais do ensino fundamental: caderno de atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luene_Cristina_Santos_de_Almeida_prod.pdf | 2.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598099/2/Luene_Cristina_Santos_de_Almeida_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons