Pensar o cinema e a cidade como parceiros no processo de ensino aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Ana Paula Klippel-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Andrea da Paixão-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Fábio Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-09T00:30:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-09T00:30:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO - ANA PAULA KLIPPEL LOPESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598082-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto tem por objetivo promover o debate acerca da utilização de espaços não formais de ensino, como o cinema, que é um importante parceiro da escola, com todas as possibilidades e formas de abordagem de diversos conteúdos dentro e fora de sala de aula. Entretanto gostaria de destacar outro elemento: a cidade em que vivemos. Muitas vezes passamos todos os dias em determinados lugares, mas não prestamos atenção no percurso. Não nos lembramos de observar a calçada, as árvores, se tem algum monumento histórico, algum prédio ou casa que tenham importância histórica, nomes de ruas e praças, ou seja, não reparamos em algo que está tão próximo da gente e que tem um potencial imenso no processo de ensino aprendizagem. Pensando nessas potencialidades de proposta de trabalho pedagógico que há quando nos ocupamos de olhar o entorno, apresentamos esse produto educacional que está organizado em duas partes interligadas. Na primeira você encontrará uma proposta de oficinas. Na segunda parte, apresentaremos um protótipo de aplicativo que permite ao estudante acessar pontos históricos e culturais no trajeto escola – cinema. A primeira proposta, a oficina, está estruturada em dois encontros tendo como público-alvo professores da educação básica e tem como objetivo levar os professores a reconhecerem as potencialidades de trabalho com o cinema em sala de aula. A segunda proposta consiste na criação de um protótipo de aplicativo para celular e tem como público-alvo estudantes da educação básica. O protótipo que apresentamos tem como objetivo apresentar possibilidades inovadoras para se trabalhar a cidade, a história e a cultura local para além dos muros da escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent745 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação não formalpt_BR
Título: dc.titlePensar o cinema e a cidade como parceiros no processo de ensino aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons