Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pollitti, Vânia de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Collet, Lucia Scott Franco de Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-08T19:21:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-08T19:21:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | VaniaPollitti_2020_ProdutoEducacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598081 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é um produto educacional fruto de uma dissertação intitulada como “Proposta Interdisciplinar em Curso Técnico em Química: Análise e Uso do Solo”, pesquisa da autora deste guia educacional. Nesta pesquisa foram planejadas aulas e etapas onde os alunos do Técnico pudessem vivenciar situações semelhantes às que realizarão em sua área de trabalho e melhorar seus conhecimentos e entendimento de conceitos que muitos consideram como difíceis em alguns componentes do curso. O ensino Técnico em Química surgiu com a intenção de suprir o mercado com mão de obra especializada. O mercado de trabalho exige conhecimento qualitativo e não somente quantitativo, para uma formação de qualidade ao mercado de trabalho. O objetivo deste guia é proporcionar aos professores práticas que levem os alunos a apropriarem-se de tecnologias e conhecimentos específicos da área, com conceitos e metodologias para atender de forma eficiente sua trajetória no caminho escolar e profissional. O curso Técnico em Química tem como objetivo proporcionar ao aluno que ele saiba lidar com diferentes processos químicos, utilizar novos equipamentos e executar procedimentos de manutenção e se expressar com autonomia, clareza e precisão, utilizando a terminologia e o vocabulário técnico da área. Para atuação no mercado de trabalho é necessário que os egressos do curso Técnico em Química tenham competências e habilidades específicas para a sua atuação dentro das atribuições regulamentadas pelo Conselho Regional de Química (CRQ), estas habilidades e competências poderão ser trabalhadas na sequência didática apresentada neste guia educacional. Outras habilidades e competências gerais não exclusivas do técnico também são trabalhadas, e ajudarão o egresso nas suas atividades profissionais que poderão se dar em uma variedade grande de estabelecimentos tais como indústrias, Empresas de comercialização e assistência técnica, laboratórios didáticos, laboratórios de análises química, empresas de controle de qualidade e ambiental, Entidades de certificação de produtos e tratamento de águas e de efluentes, dentre outras. Dentro de suas atividades o Técnico em Química tem que frequentemente executar tarefas que envolvem: preparar soluções para análise, interpretar resultados de análises e emitir relatórios, utilizar técnicas de manuseio para materiais e produtos, No que concerne as competências e habilidades, esta Sequência Didática tem como objetivo trabalhar as seguintes: Identificar fatores de riscos e estabelecer procedimentos de segurança, executando o trabalho de acordo com as normas de segurança, detectar os riscos inerentes ao trabalho no laboratório, elaborar cálculos das relações estequiométricas com as leis ponderais e conservação da massa nas reações químicas, efetuar cálculos utilizando as diferentes unidades de concentração para preparação de soluções, identificar materiais, vidrarias e equipamentos básicos de laboratório e suas aplicações específicas, manusear o material observando o correto emprego de cada um deles, utilizar materiais de laboratório, classificar as substâncias de acordo com as propriedades químicas, nomear compostos inorgânicos a partir da suas fórmulas, utilizar simbologia e linguagem química, estabelecer relações entre funções inorgânicas e as propriedades das substâncias, selecionar os compostos orgânicos usando suas propriedades, identificar os grupos funcionais pela fórmula estrutural e relacionar os compostos orgânicos de acordo com sua função e propriedades. No capítulo I é descrito a importância da aplicação de uma Sequência Didática, no capítulo II são descritas as etapas da sequência didática, com a descrição das atividades, objetivo, tempo de duração, materiais de apoio, conteúdos, propósito, e contexto das situações de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 399 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | análise e uso do solo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Técnico em Química | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Proposta Interdisciplinar em um Curso Técnico em Química: Análise e Uso do Solo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCiMA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
VaniaPollitti_2020_ProdutoEducacional.pdf | 398,79 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598081/2/VaniaPollitti_2020_ProdutoEducacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons