Uma Proposta Interdisciplinar em um Curso Técnico em Química: Análise e Uso do Solo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPollitti, Vânia de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorCollet, Lucia Scott Franco de Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-08T19:21:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-08T19:21:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-27-
identificador: dc.identifier.otherVaniaPollitti_2020_ProdutoEducacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598081-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é um produto educacional fruto de uma dissertação intitulada como “Proposta Interdisciplinar em Curso Técnico em Química: Análise e Uso do Solo”, pesquisa da autora deste guia educacional. Nesta pesquisa foram planejadas aulas e etapas onde os alunos do Técnico pudessem vivenciar situações semelhantes às que realizarão em sua área de trabalho e melhorar seus conhecimentos e entendimento de conceitos que muitos consideram como difíceis em alguns componentes do curso. O ensino Técnico em Química surgiu com a intenção de suprir o mercado com mão de obra especializada. O mercado de trabalho exige conhecimento qualitativo e não somente quantitativo, para uma formação de qualidade ao mercado de trabalho. O objetivo deste guia é proporcionar aos professores práticas que levem os alunos a apropriarem-se de tecnologias e conhecimentos específicos da área, com conceitos e metodologias para atender de forma eficiente sua trajetória no caminho escolar e profissional. O curso Técnico em Química tem como objetivo proporcionar ao aluno que ele saiba lidar com diferentes processos químicos, utilizar novos equipamentos e executar procedimentos de manutenção e se expressar com autonomia, clareza e precisão, utilizando a terminologia e o vocabulário técnico da área. Para atuação no mercado de trabalho é necessário que os egressos do curso Técnico em Química tenham competências e habilidades específicas para a sua atuação dentro das atribuições regulamentadas pelo Conselho Regional de Química (CRQ), estas habilidades e competências poderão ser trabalhadas na sequência didática apresentada neste guia educacional. Outras habilidades e competências gerais não exclusivas do técnico também são trabalhadas, e ajudarão o egresso nas suas atividades profissionais que poderão se dar em uma variedade grande de estabelecimentos tais como indústrias, Empresas de comercialização e assistência técnica, laboratórios didáticos, laboratórios de análises química, empresas de controle de qualidade e ambiental, Entidades de certificação de produtos e tratamento de águas e de efluentes, dentre outras. Dentro de suas atividades o Técnico em Química tem que frequentemente executar tarefas que envolvem: preparar soluções para análise, interpretar resultados de análises e emitir relatórios, utilizar técnicas de manuseio para materiais e produtos, No que concerne as competências e habilidades, esta Sequência Didática tem como objetivo trabalhar as seguintes: Identificar fatores de riscos e estabelecer procedimentos de segurança, executando o trabalho de acordo com as normas de segurança, detectar os riscos inerentes ao trabalho no laboratório, elaborar cálculos das relações estequiométricas com as leis ponderais e conservação da massa nas reações químicas, efetuar cálculos utilizando as diferentes unidades de concentração para preparação de soluções, identificar materiais, vidrarias e equipamentos básicos de laboratório e suas aplicações específicas, manusear o material observando o correto emprego de cada um deles, utilizar materiais de laboratório, classificar as substâncias de acordo com as propriedades químicas, nomear compostos inorgânicos a partir da suas fórmulas, utilizar simbologia e linguagem química, estabelecer relações entre funções inorgânicas e as propriedades das substâncias, selecionar os compostos orgânicos usando suas propriedades, identificar os grupos funcionais pela fórmula estrutural e relacionar os compostos orgânicos de acordo com sua função e propriedades. No capítulo I é descrito a importância da aplicação de uma Sequência Didática, no capítulo II são descritas as etapas da sequência didática, com a descrição das atividades, objetivo, tempo de duração, materiais de apoio, conteúdos, propósito, e contexto das situações de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent399 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectanálise e uso do solopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTécnico em Químicapt_BR
Título: dc.titleUma Proposta Interdisciplinar em um Curso Técnico em Química: Análise e Uso do Solopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCiMApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons