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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | QUARESMA, José Augusto de Sena | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ELIASQUEVICI, Marianne Kogut | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-08T16:40:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-08T16:40:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_PlanoEnsino | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_PlanilhaEletronicaGamificada | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598077 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O framework proposto como produto educacional contempla um plano de ensino gamificado e uma planilha eletrônica de coleta e geração de visualização para os estudantes. O Plano de ensino gamificado descreve o processo de gamificação da disciplina, detalhando as abordagens trabalhadas em sala de aula. Além disso, explicita o cronograma de atividades, as regras, as formas de pontuação, a bonificação, as penalidades e a visualização que será disponibilizada aos estudantes. O plano gerencia os recursos utilizados em sala de aula e explica a conversão da gamificação para compor a nota na disciplina. A Planilha eletrônica descrita no plano de ensino, calcula automaticamente os elementos gamificados, tais como pontuações das atividades, ranking, recursos, avatar e bonificações de comportamento. O produto foi defendido em 2019 junto com a Dissertação intitulada “Um framework gamificado é a nossa proposta de produto para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina Algoritmos ou equivalente”, pelo discente José Augusto de Sena Quaresma, sob orientação da Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici e coorientação do Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira. O produto surge como resultado do Mestrado Profissional em Ensino, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da Universidade Federal do Pará (UFPA). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 408 KB; 449 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF; XLS | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algoritmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | Framework gamificado para disciplina Algoritmos ou equivalentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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Produto_PlanoEnsino.pdf | 398,62 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598077/2/Produto_PlanoEnsino.pdfDownload | |
Produto_PlanilhaEletronicaGamificada.xlsx | 438,41 kB | Microsoft Excel XML | /bitstream/capes/598077/3/Produto_PlanilhaEletronicaGamificada.xlsxDownload |
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