Framework gamificado para disciplina Algoritmos ou equivalentes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorQUARESMA, José Augusto de Sena-
Autor(es): dc.contributor.authorELIASQUEVICI, Marianne Kogut-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-08T16:40:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-08T16:40:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto_PlanoEnsino-
identificador: dc.identifier.otherProduto_PlanilhaEletronicaGamificada-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598077-
Resumo: dc.description.abstractO framework proposto como produto educacional contempla um plano de ensino gamificado e uma planilha eletrônica de coleta e geração de visualização para os estudantes. O Plano de ensino gamificado descreve o processo de gamificação da disciplina, detalhando as abordagens trabalhadas em sala de aula. Além disso, explicita o cronograma de atividades, as regras, as formas de pontuação, a bonificação, as penalidades e a visualização que será disponibilizada aos estudantes. O plano gerencia os recursos utilizados em sala de aula e explica a conversão da gamificação para compor a nota na disciplina. A Planilha eletrônica descrita no plano de ensino, calcula automaticamente os elementos gamificados, tais como pontuações das atividades, ranking, recursos, avatar e bonificações de comportamento. O produto foi defendido em 2019 junto com a Dissertação intitulada “Um framework gamificado é a nossa proposta de produto para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina Algoritmos ou equivalente”, pelo discente José Augusto de Sena Quaresma, sob orientação da Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici e coorientação do Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira. O produto surge como resultado do Mestrado Profissional em Ensino, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da Universidade Federal do Pará (UFPA).-
Tamanho: dc.format.extent408 KB; 449 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF; XLS-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagem-
Título: dc.titleFramework gamificado para disciplina Algoritmos ou equivalentes-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Tipo de arquivo: dc.typejogo-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino-
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