LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Inovadoras para o Ensino e Aprendizagem de Arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Andrea Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, Alda Maria Coimbra Aguilar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-09T14:38:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-09T14:38:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
identificador: dc.identifier.otherAndrea_Santos_Alves_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598063-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho apresenta o curso de extensão “O letramento visual na Educação Básica: Práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de Arte” que é o produto educacional resultante da pesquisa “O desenvolvimento do Letramento Visual no processo ensino-aprendizagem de Arte na Educação Básica: uma contribuição para a formação docente continuada”, desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Este material traz informações relacionadas à estruturação do curso: organização das atividades propostas nos encontros presenciais e no ambiente virtual, exemplos dos materiais utilizados, descrição das atividades de leitura de imagens e letramento visual, além do referencial teórico da Gramática do Design Visual. Para realização das atividades de leitura propostas no “laboratório de análise imagens”, promovido nesse minicurso, foi selecionada a metafunção Interativa da GVD para fundamentar a análise semântica e formal de pinturas de retratos realistas de diferentes épocas e estilos. Com o auxílio desse aporte teórico poderão ser analisadas as relações de interação promovidas entre os diferentes participantes do processo comunicativo mediado pelas imagens: Participantes interativos (artistas e espectadores) e participantes representados numa composição imagética. O objetivo do curso foi oferecer formação continuada em letramento visual e leitura de imagens para professore(a)s de Artes Visuais e docentes que atuem na área de Linguagens e Códigos, visando a auxiliá-los na promoção de práticas desse tipo de letramento na Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3030pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de Imagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGramática do Design Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Título: dc.titleLETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Inovadoras para o Ensino e Aprendizagem de Artept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons