Química: Debate entre a Vida Moderna e o Meio Ambiente 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorPaniagua, Cleiseano Emanuel da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-09T11:48:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-09T11:48:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-09-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598061-
Resumo: dc.description.abstractO E-book: “Química: Debate entre a Vida Moderna e o Meio Ambiente 2” em seu volume II é composto por dezoito trabalhos científicos em forma de capítulos que buscam apresentar e promover a discussão em relação à compressão do mundo físico pelo conhecimento cientifico e o despertar para a construção de uma relação mais harmoniosa do homem e do ambiente no qual é parte integrante que interage com o mesmo. Neste sentido, existe uma grande necessidade do despertar para uma consciência coletiva que possa proporcionar tanto o aumento da qualidade e expectativa de vida da atual geração quanto garantir condições para que as gerações vindouras possam dar continuidade à manutenção da própria espécie humana. A atual sociedade vem construindo e aplicando ações tão destrutivas ao ambiente, ao ponto de se tornarem irreversíveis. Diante disso, o conhecimento cientifico adquire uma importância vital tanto do ponto de vista de sua aquisição quanto da materialização destes que sejam capazes de reconstruir um indivíduo apto a refletir e elaborar ações e comportamentos que manifestam seu grau de conhecimento cientifico. Neste sentido, as ciências da natureza são capazes de estabelecer as bases e ser uma “ponte” de conexão podendo ser desenvolvida em espaços formais e não formais, com destaque para a escola de educação básica. Entretanto, a falta ou deficiência de políticas públicas que promovam investimentos maciços tanto em infraestrutura adequada quanto em qualificação e valorização de recursos humanos, faz com que a comunidade escolar não obtenha o êxito satisfatório fazendo com que sejam protagonistas por si mesmas, o que tem levado ao constante aumento de alternativas que promovam e fortaleçam o processo de alfabetização cientifica por meio de instrumentos lúdicos que facilitem o processo de ensinoaprendizagem das ciências da natureza. As consequências da não formação de indivíduos alfabetizados cientificamente deixam “sequelas” severas em todos os seguimentos da sociedade. A priori ao próprio individuo que não compreendendo suas atitudes e ações lhe causa danos a si e a outrem e a posteriori que se “enraíza” em toda a sociedade, visto que a predominância de uma incapacidade coletiva de refletir, distinguir e inferir em ações do seu cotidiano, que se materializam em comportamentos e atitudes que os deixam a mercê de uma condição em que acreditam não serem capazes de mudar e os tornam incapazes de acompanhar o desenvolvimento e progresso possibilitado pelo avanço do conhecimento cientifico. Neste sentido e com a intenção de colaborar para a disseminação do conhecimento cientifico, universalizando e democratizando o acesso gratuito ao conhecimento em suas diferentes formas de investigação, a Atena Editora trabalha em prol da disseminação do conhecimento de forma gratuita tanto pelo seu site quanto por diferentes plataformas que facilitam o acesso do leitor estando em qualquer ambiente e espaço contribuindo para divulgação e aquisição do conhecimento em diferentes áreas da ciência.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscussãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio Ambientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectVida Modernapt_BR
Título: dc.titleQuímica: Debate entre a Vida Moderna e o Meio Ambiente 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais