ASTRONOMIA CULTURAL: Astronomia Indígena e Africana na prática educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMerlucci, Clístines Mariano Danieli-
Autor(es): dc.contributor.authorKillner, Gustavo Isaac-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-08T18:58:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-08T18:58:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-13-
identificador: dc.identifier.otherClistinesMerlucci_2020_Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598056-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado “CURRÍCULO MULTICULTURALISTA NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA ASTRONOMIA CULTURAL: Concepções dos professores de física”, na qual, através de um questionário, um grupo de professores de Física da educação básica mostrou que, apesar de em sua grande maioria concordar com o texto legal, este muitas vezes acaba por não realiza atividades que envolvam outras culturas brasileiras com seus alunos e alunas, uma vez que falta reconhecimento da própria lei e do como coloca-la em prática. A partir da identificação desta falta de repertório teórico, o presente produto educacional traz uma sequência didática para um curso de formação continuada voltada para professores de Física que querem ampliar os horizontes de suas aulas e assim agregar valores de outras culturas brasileiras no ensino de Física, no que tange aos tópicos de Astronomia trabalhados ao longo do ensino Médio. O texto que se segue, busca num primeiro momento explicar os dois alicerces da proposta do curso: A Astronomia Cultural e o Currículo Pós Crítico. Após este momento, segue-se o plano do curso e descrição das atividades a serem realizadas nele. Espera-se que este trabalho possa contribuir tanto para o professor que esteja lendo inspirando a levar atividades deste tipo para suas aulas, como também apresentar uma proposta de execução de cursos, dentro e fora da graduação, a fim de formar professores preparados para as demandas legais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3721Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Pós Críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectastronomia Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectastronomia Africanapt_BR
Título: dc.titleASTRONOMIA CULTURAL: Astronomia Indígena e Africana na prática educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCiMApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons