Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Merlucci, Clístines Mariano Danieli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Killner, Gustavo Isaac | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-08T18:58:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-08T18:58:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | ClistinesMerlucci_2020_Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598056 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado “CURRÍCULO MULTICULTURALISTA NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA ASTRONOMIA CULTURAL: Concepções dos professores de física”, na qual, através de um questionário, um grupo de professores de Física da educação básica mostrou que, apesar de em sua grande maioria concordar com o texto legal, este muitas vezes acaba por não realiza atividades que envolvam outras culturas brasileiras com seus alunos e alunas, uma vez que falta reconhecimento da própria lei e do como coloca-la em prática. A partir da identificação desta falta de repertório teórico, o presente produto educacional traz uma sequência didática para um curso de formação continuada voltada para professores de Física que querem ampliar os horizontes de suas aulas e assim agregar valores de outras culturas brasileiras no ensino de Física, no que tange aos tópicos de Astronomia trabalhados ao longo do ensino Médio. O texto que se segue, busca num primeiro momento explicar os dois alicerces da proposta do curso: A Astronomia Cultural e o Currículo Pós Crítico. Após este momento, segue-se o plano do curso e descrição das atividades a serem realizadas nele. Espera-se que este trabalho possa contribuir tanto para o professor que esteja lendo inspirando a levar atividades deste tipo para suas aulas, como também apresentar uma proposta de execução de cursos, dentro e fora da graduação, a fim de formar professores preparados para as demandas legais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3721Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo Pós Crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | astronomia Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | astronomia Africana | pt_BR |
Título: dc.title | ASTRONOMIA CULTURAL: Astronomia Indígena e Africana na prática educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCiMA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ClistinesMerlucci_2020_Produto Educacional.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598056/2/ClistinesMerlucci_2020_Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons