Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Fabiana Nunes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Rogério Mendes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-08T15:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-08T15:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Fabiana_Nunes_da_Silva_Guimaraes_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598053 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional integra a dissertação Decolonialidade, antirracismo e currículos: uma experiência de uma escola da periferia. É um estudo qualitativo, que procurou analisar o processo de reconstrução curricular em uma escola da periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com vistas a encontrar caminhos e estratégias para superar as situações de racismo que ocorrem no espaço escolar. O problema de pesquisa que orientou a realização do estudo foi verificar de que maneira a construção coletiva de um currículo pode ser um instrumento na luta antirracista dentro da escola. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa discute e apresenta as visões de um grupo de docentes com foco no processo de discussão e construção da nova grade curricular, tendo como referencial teórico a perspectiva decolonial e como proposta a pesquisa-ação-participante. Para responder àproblemática da pesquisa, o produto educacional busca orientar com guia de atividades, que tem como objetivo uma maior consciência crítica de mundo e um maior entendimento sobre o racismo, suas consequências nos dias atuais. Busca também mostrar a luta deresistência do povo negro desde a escravidão até os dias atuais. E vislumbra, a partir desse trabalho, a construção de identidades empoderadas. Os resultados da pesquisa, ainda que preliminares, apontam para a importância da discussão coletiva e da adoçãode novas perspectivas pedagógicas e curriculares –em especial, a decolonial, como estratégia antirracista na escola básica. O produto educacional associado à pesquisa é um guia de atividades voltadas para o debate sobre o racismo nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1240 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Título: dc.title | IDENTIDADES ANTIRRACISTAS: Uma proposta em construção | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fabiana_Nunes_da_Silva_Guimaraes_prod.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598053/2/Fabiana_Nunes_da_Silva_Guimaraes_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons