IDENTIDADES ANTIRRACISTAS: Uma proposta em construção

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Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Fabiana Nunes da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogério Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-08T15:19:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-08T15:19:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-17-
identificador: dc.identifier.otherFabiana_Nunes_da_Silva_Guimaraes_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598053-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional integra a dissertação Decolonialidade, antirracismo e currículos: uma experiência de uma escola da periferia. É um estudo qualitativo, que procurou analisar o processo de reconstrução curricular em uma escola da periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com vistas a encontrar caminhos e estratégias para superar as situações de racismo que ocorrem no espaço escolar. O problema de pesquisa que orientou a realização do estudo foi verificar de que maneira a construção coletiva de um currículo pode ser um instrumento na luta antirracista dentro da escola. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa discute e apresenta as visões de um grupo de docentes com foco no processo de discussão e construção da nova grade curricular, tendo como referencial teórico a perspectiva decolonial e como proposta a pesquisa-ação-participante. Para responder àproblemática da pesquisa, o produto educacional busca orientar com guia de atividades, que tem como objetivo uma maior consciência crítica de mundo e um maior entendimento sobre o racismo, suas consequências nos dias atuais. Busca também mostrar a luta deresistência do povo negro desde a escravidão até os dias atuais. E vislumbra, a partir desse trabalho, a construção de identidades empoderadas. Os resultados da pesquisa, ainda que preliminares, apontam para a importância da discussão coletiva e da adoçãode novas perspectivas pedagógicas e curriculares –em especial, a decolonial, como estratégia antirracista na escola básica. O produto educacional associado à pesquisa é um guia de atividades voltadas para o debate sobre o racismo nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1240pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscola básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Título: dc.titleIDENTIDADES ANTIRRACISTAS: Uma proposta em construçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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