Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Costa Abreu, Elias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ralph Detoni, Adlai | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-07T23:26:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-07T23:26:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Elias da Costa Abreu | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598046 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é fruto de uma Dissertação apresentada no Mestrado Profissional em Educação Matemática, intitulada “Semelhança com Manipulações Homotéticas” e tem por objetivo propor atividades voltadas para se trabalhar com Geometria dentro do tema de semelhança. Visando a alcançar tal intento, elaboramos atividades abertas tendo a transformação geométrica de homotetia como fundo para constituição do conceito de semelhança e aplicamos na Pesquisa de Campo da mencionada Dissertação com discentes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública situada no Município de Paty do Alferes/RJ. Ressaltamos que a citada aplicação ocorreu mediante utilização de três materiais manipulativos: Geoplano, Geogebra e Raiado. Este Produto estrutura uma sequência didática que pode ser utilizada nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio com o suporte dos recursos didáticos supracitados. Nossa proposta é sugerir possibilidades alternativas para a constituição do conhecimento mediante adoção de uma nova abordagem epistemológica para a Geometria que viabilize abertura de caminhos para novas práticas escolares. Ao pensar o contexto de aplicação dessa proposta, deixamos a sugestão de uma sequência que pode ser pensada para trabalhar alternativamente ao curso das atividades mais regulares da Geometria em sala de aula, independente, mesmo que junto no tempo da programação didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1316 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. Geometria das Transformações. Homotetia. Semelhança. Materiais Manipulativos. | pt_BR |
Título: dc.title | SEMELHANÇA: ATIVIDADES COM MANIPULAÇÕES HOMOTÉTICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional com ficha de avaliação Elias.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598046/2/Produto educacional com ficha de avaliação Elias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons