
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Paz, Eliana Santos Lyra da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Burgos, Maria Eleonora de Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-07T13:51:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-07T13:51:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598032 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | No intuito de promover a segurança dos pacientes, estudantes e profissionais da odontologia, criamos este manual de boas práticas em biossegurança com a colaboração de vários docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco. Neste manual, mostramos as rotinas adequadas que devem ser realizadas visando a prevenção da infecção cruzada no atendimento ambulatorial. No capítulo 1, abordamos condutas de higiene básicas para prevenção e controle de infecções. No capítulo 2, ressaltamos o uso das vacinas mais importantes para os profissionais da área de Odontologia,visto estarem expostos a um risco elevado de aquisição de doenças infecciosas no seu cotidiano ambulatorial. Em seguida, tratamos no capítulo 3, das questões referentes às indumentárias necessárias para proteção do profissional antes e após atendimento dos pacientes. No capítulo 4 e 5 destacamos a importância da limpeza do ambiente, desinfecção e esterilização de equipamentos e instrumentais; no capítulo 6 estratégias de gerenciamento adequado dos resíduos utilizados nas clínicas e laboratórios foram abordados. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Odontologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Biossegurança | pt_BR |
| Título: dc.title | Rotinas de Biossegurança em Odontologia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Rotinas de Biossegurança em Odontologia.pdf | 14,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598032/1/Rotinas de Biossegurança em Odontologia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: