Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria Gabriela da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carmo, Ana Carolina Rigoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-06T14:28:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-06T14:28:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria_Gabriela_da_Silva_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598012 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional “Uma bússola, vários caminhos: Caderno de atividades com sugestões para utilizar a Abordagem Triangular nas aulas de Arte” é resultado da pesquisa “Ensino de Arte: Contribuições sobre a prática da Abordagem Triangular em Teresópolis-RJ”, realizada no Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio Pedro II. Trata-se de um aporte pedagógico para docentes da área de Arte e afins, no intuito de auxiliá-los na construção de seus planejamentos e práticas de ensino baseados na Abordagem Triangular (BARBOSA, 1994, 2010, 2014) em sala de aula. Apresenta quatro atividades independentes abarcando o uso de imagens em Artes Visuais e Música e desenvolvidas a partir das potencialidades apontadas no trabalho de campo com professores de Arte da Rede Pública Municipal de Teresópolis-RJ, comparadas à literatura que fundamenta a pesquisa, considerando também limitações que o ambiente escolar impõe à prática pedagógica. A aplicabilidade das quatro atividades foi avaliada por pares em oficina aberta a docentes e público em geral na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), em São Cristóvão-RJ, nos dias 19 e 26 de Novembro de 2019, cujas observações e sugestões ajudaram a delinear o formato final deste produto educacional. As atividades destinam-se, inicialmente, aos quatro anos finais do ensino fundamental mas é um convite a qualquer viajante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5569 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte-Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagens Artísticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Triangular | pt_BR |
Título: dc.title | Uma bússola, vários caminhos: caderno de atividades com sugestões para utilizar a abordagem triangular nas aulas de arte | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria_Gabriela_da_Silva_prod.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598012/2/Maria_Gabriela_da_Silva_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons