Uma bússola, vários caminhos: caderno de atividades com sugestões para utilizar a abordagem triangular nas aulas de arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria Gabriela da-
Autor(es): dc.contributor.authorCarmo, Ana Carolina Rigoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-06T14:28:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-06T14:28:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
identificador: dc.identifier.otherMaria_Gabriela_da_Silva_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598012-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional “Uma bússola, vários caminhos: Caderno de atividades com sugestões para utilizar a Abordagem Triangular nas aulas de Arte” é resultado da pesquisa “Ensino de Arte: Contribuições sobre a prática da Abordagem Triangular em Teresópolis-RJ”, realizada no Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio Pedro II. Trata-se de um aporte pedagógico para docentes da área de Arte e afins, no intuito de auxiliá-los na construção de seus planejamentos e práticas de ensino baseados na Abordagem Triangular (BARBOSA, 1994, 2010, 2014) em sala de aula. Apresenta quatro atividades independentes abarcando o uso de imagens em Artes Visuais e Música e desenvolvidas a partir das potencialidades apontadas no trabalho de campo com professores de Arte da Rede Pública Municipal de Teresópolis-RJ, comparadas à literatura que fundamenta a pesquisa, considerando também limitações que o ambiente escolar impõe à prática pedagógica. A aplicabilidade das quatro atividades foi avaliada por pares em oficina aberta a docentes e público em geral na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), em São Cristóvão-RJ, nos dias 19 e 26 de Novembro de 2019, cujas observações e sugestões ajudaram a delinear o formato final deste produto educacional. As atividades destinam-se, inicialmente, aos quatro anos finais do ensino fundamental mas é um convite a qualquer viajante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5569pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens Artísticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
Título: dc.titleUma bússola, vários caminhos: caderno de atividades com sugestões para utilizar a abordagem triangular nas aulas de artept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons