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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Martha Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-06T01:20:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-06T01:20:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Martha Melo Carvalho ProfHistória UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598007 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema o Ensino de História e o Patrimônio Cultural. Com objetivo de analisar a educação patrimonial como estratégia para aprendizado da História Local, na educação básica. Realizado por meio da pesquisa participante com o grupo de estudantes do 1º ano, do Ensino Médio, no Colégio de Educação Básica Crescer, na cidade de Conceição do Araguaia/PA. A mobilização e sensibilização dos estudantes foi realizada com base em metodologias e ferramentas já existentes no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para ações educativas em torno do patrimônio cultural material, categoria lugares. A intervenção visou inventariar, descrever, classificar, definir e reconhecer o patrimônio material local, especificamente as edificações dominicanas, o Colégio e a Capela Santa Rosa e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Desta forma incentivar a identificação e valorização das referências culturais locais. Para suporte teórico em torno do ensino-aprendizagem da História, adotamos as concepções de Paulo Freire (1996) e Rüsen (2010). Sobre o Ensino de História e o patrimônio cultural como referência Ricardo de Aguiar Pacheco (2017) e Sandra C. A. Pelegrini (2006). Baseada na experiência elaboramos como proposição didática um website (https://sites.google.com/view/edupatrimonial -marthamelo/inicio) para incentivar e fortalecer práticas educativas, no Ensino de História, em torno do Patrimônio Cultural e da História Local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1679 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado Histórico | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e Patrimônio Cultural: estratégia de aprendizagem histórica na cidade de Conceição do Araguaia-PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Hsitória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Martha Melo Carvalho ProfHistória UFT.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598007/2/Martha Melo Carvalho ProfHistória UFT.pdfDownload |
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