Ensino de História e Patrimônio Cultural: estratégia de aprendizagem histórica na cidade de Conceição do Araguaia-PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Martha Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-06T01:20:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-06T01:20:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherMartha Melo Carvalho ProfHistória UFTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598007-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o Ensino de História e o Patrimônio Cultural. Com objetivo de analisar a educação patrimonial como estratégia para aprendizado da História Local, na educação básica. Realizado por meio da pesquisa participante com o grupo de estudantes do 1º ano, do Ensino Médio, no Colégio de Educação Básica Crescer, na cidade de Conceição do Araguaia/PA. A mobilização e sensibilização dos estudantes foi realizada com base em metodologias e ferramentas já existentes no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para ações educativas em torno do patrimônio cultural material, categoria lugares. A intervenção visou inventariar, descrever, classificar, definir e reconhecer o patrimônio material local, especificamente as edificações dominicanas, o Colégio e a Capela Santa Rosa e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Desta forma incentivar a identificação e valorização das referências culturais locais. Para suporte teórico em torno do ensino-aprendizagem da História, adotamos as concepções de Paulo Freire (1996) e Rüsen (2010). Sobre o Ensino de História e o patrimônio cultural como referência Ricardo de Aguiar Pacheco (2017) e Sandra C. A. Pelegrini (2006). Baseada na experiência elaboramos como proposição didática um website (https://sites.google.com/view/edupatrimonial -marthamelo/inicio) para incentivar e fortalecer práticas educativas, no Ensino de História, em torno do Patrimônio Cultural e da História Local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1679 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado Históricopt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e Patrimônio Cultural: estratégia de aprendizagem histórica na cidade de Conceição do Araguaia-PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Hsitóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons