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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VENADES, Geovani Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T22:32:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T22:32:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação final 25 01 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A temática Educação Ambiental e sustentabilidade está cada vez mais presente nas empresas, organizações e em instituições financeiras. Ações para a sustentabilidade, desde as mais simples atitudes diárias até aquelas mais complexas e significativas, são realizadas pelas empresas para a materialização do desenvolvimento de um processo para reduzir os impactos ambientais. No Sicoob, o assunto é uma realidade e faz parte das pautas de reuniões. Diante deste entendimento, a partir de um estudo de caso, objetivou-se, nesta pesquisa, avaliar, por meio de um questionário, o grau de absorção de conhecimento do tema sustentabilidade pelos colaboradores da cooperativa de crédito Sicoob União dos Vales e quais as formas de comunicação desenvolvidas pela instituição para disseminação deste conceito. Sabemos que o termo comunicação, no contexto atual, é sinônimo de redes sociais, e não era para menos, pois essas novas ferramentas estão mudando a forma de comunicar, traçando novos rumos para a comunicação. Como resultado, identificou-se que 100% dos colaboradores conhecem o tema sustentabilidade e que 20,2% têm o domínio do assunto. Identificou-se que 71,3% dos colaboradores estão cientes de que a sustentabilidade está ligada a questões relacionadas ao uso consciente dos recursos do meio ambiente e, para 84,9% dos colaboradores, sustentabilidade representa, no que diz respeito à cooperativa, oportunidades de ganhos em relação à imagem institucional. No contexto sobre comunicação, observou-se que 56,4% da comunicação é realizada através das redes sociais. As implicações desde resultado para a cooperativa é a criação de um e-book, como instrumento de comunicação, conscientização e educação ambiental, sendo este produto disponibilizado no site da instituição, contribuindo para a melhoria do convívio cooperativo, pois ampliará os conhecimentos, estimulando as mudanças de valores, promovendo o aperfeiçoamento social e profissional dos colaboradores, associados e da comunidade, estabelecendo um acompanhamento e monitoramento no processo de melhoria, possibilitando uma perspectiva de continuação deste estudo, como, por exemplo, aprofundar a pesquisa e criar novos e-books com títulos relacionados ao meio ambiente. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 929 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperativismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing ambiental | - |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação final 25 01 2021.pdf | 928,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598003/4/Dissertação final 25 01 2021.pdfDownload |
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