EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP)-
Autor(es): dc.contributor.authorVENADES, Geovani Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T22:32:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T22:32:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-29-
identificador: dc.identifier.otherDissertação final 25 01 2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598003-
Resumo: dc.description.abstractA temática Educação Ambiental e sustentabilidade está cada vez mais presente nas empresas, organizações e em instituições financeiras. Ações para a sustentabilidade, desde as mais simples atitudes diárias até aquelas mais complexas e significativas, são realizadas pelas empresas para a materialização do desenvolvimento de um processo para reduzir os impactos ambientais. No Sicoob, o assunto é uma realidade e faz parte das pautas de reuniões. Diante deste entendimento, a partir de um estudo de caso, objetivou-se, nesta pesquisa, avaliar, por meio de um questionário, o grau de absorção de conhecimento do tema sustentabilidade pelos colaboradores da cooperativa de crédito Sicoob União dos Vales e quais as formas de comunicação desenvolvidas pela instituição para disseminação deste conceito. Sabemos que o termo comunicação, no contexto atual, é sinônimo de redes sociais, e não era para menos, pois essas novas ferramentas estão mudando a forma de comunicar, traçando novos rumos para a comunicação. Como resultado, identificou-se que 100% dos colaboradores conhecem o tema sustentabilidade e que 20,2% têm o domínio do assunto. Identificou-se que 71,3% dos colaboradores estão cientes de que a sustentabilidade está ligada a questões relacionadas ao uso consciente dos recursos do meio ambiente e, para 84,9% dos colaboradores, sustentabilidade representa, no que diz respeito à cooperativa, oportunidades de ganhos em relação à imagem institucional. No contexto sobre comunicação, observou-se que 56,4% da comunicação é realizada através das redes sociais. As implicações desde resultado para a cooperativa é a criação de um e-book, como instrumento de comunicação, conscientização e educação ambiental, sendo este produto disponibilizado no site da instituição, contribuindo para a melhoria do convívio cooperativo, pois ampliará os conhecimentos, estimulando as mudanças de valores, promovendo o aperfeiçoamento social e profissional dos colaboradores, associados e da comunidade, estabelecendo um acompanhamento e monitoramento no processo de melhoria, possibilitando uma perspectiva de continuação deste estudo, como, por exemplo, aprofundar a pesquisa e criar novos e-books com títulos relacionados ao meio ambiente.-
Tamanho: dc.format.extent929 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativismo-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing ambiental-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
Aparece nas coleções:Ensino