Samba-enredo e trajetórias negras: uma proposta de sequência didática para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira

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Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, LOURIVAL MENDONCA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T16:55:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T16:55:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-20-
identificador: dc.identifier.other1813298_2020_Completo_Lourival_Mendonça_Silva_Juniorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597965-
Resumo: dc.description.abstractA proposta deste trabalho é apresentar o samba-enredo como objeto de Ensino de História, atuando como componente estruturante para a formulação de questões históricas e percursos de investigação, em sala de aula. Para isso, abordamos o samba-enredo como problema histórico, a partir de sua constituição como gênero musical desde a década de 1940 e especialmente na construção de narrativas que privilegiam aspectos da História e Cultura afro-brasileiras. Entre os sambas-enredos com temática afro-brasileira, elaborou-se uma amostra representativa das abordagens e tratamentos em momentos chaves, como o início da década de 1960, com os desfiles afros da Acadêmicos do Salgueiro, e o ano de 1988, centenário da Abolição e momento de pujança na produção de tais sambas. A análise dos sambas-enredo de temática afro-brasileira tem o potencial de produzir, para a sala-de-aula, questões sobre temas relacionados à escravidão, à condição da população negra no período pós-abolição, assim como na abordagem de trajetórias negras, nas quais o protagonismo desses personagens na História é o mote principal. Um desses sambas mereceu uma especial atenção nesse trabalho, "O papel e o mar", da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, de 2017. Nessa obra, a escritora Carolina Maria de Jesus e o marinheiro João Cândido travam um diálogo fictício, permeado de representações sobre as relações raciais em nossa sociedade, a invisibilidade social e o dever de memória que paira sobre eles, símbolos da luta contra o racismo. Um conjunto de sambas a serem trabalhados em sala de aula são apresentados ao final desse trabalho, nos quais a produção social do samba e as trajetórias dos dois personagens surgem como construções tangíveis do pós-abolição e da diáspora negra no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.065 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens e Narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprodução e difusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSamba-enredopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de Sambapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarolina de Jesuspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJoão Cândidopt_BR
Título: dc.titleSamba-enredo e trajetórias negras: uma proposta de sequência didática para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHIP 3000 - Dissertaçãopt_BR
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