
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA JUNIOR, LOURIVAL MENDONCA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T16:55:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T16:55:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 1813298_2020_Completo_Lourival_Mendonça_Silva_Junior | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597965 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A proposta deste trabalho é apresentar o samba-enredo como objeto de Ensino de História, atuando como componente estruturante para a formulação de questões históricas e percursos de investigação, em sala de aula. Para isso, abordamos o samba-enredo como problema histórico, a partir de sua constituição como gênero musical desde a década de 1940 e especialmente na construção de narrativas que privilegiam aspectos da História e Cultura afro-brasileiras. Entre os sambas-enredos com temática afro-brasileira, elaborou-se uma amostra representativa das abordagens e tratamentos em momentos chaves, como o início da década de 1960, com os desfiles afros da Acadêmicos do Salgueiro, e o ano de 1988, centenário da Abolição e momento de pujança na produção de tais sambas. A análise dos sambas-enredo de temática afro-brasileira tem o potencial de produzir, para a sala-de-aula, questões sobre temas relacionados à escravidão, à condição da população negra no período pós-abolição, assim como na abordagem de trajetórias negras, nas quais o protagonismo desses personagens na História é o mote principal. Um desses sambas mereceu uma especial atenção nesse trabalho, "O papel e o mar", da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, de 2017. Nessa obra, a escritora Carolina Maria de Jesus e o marinheiro João Cândido travam um diálogo fictício, permeado de representações sobre as relações raciais em nossa sociedade, a invisibilidade social e o dever de memória que paira sobre eles, símbolos da luta contra o racismo. Um conjunto de sambas a serem trabalhados em sala de aula são apresentados ao final desse trabalho, nos quais a produção social do samba e as trajetórias dos dois personagens surgem como construções tangíveis do pós-abolição e da diáspora negra no Brasil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.065 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagens e Narrativas históricas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | produção e difusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Samba-enredo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas de Samba | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Carolina de Jesus | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | João Cândido | pt_BR |
| Título: dc.title | Samba-enredo e trajetórias negras: uma proposta de sequência didática para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HIP 3000 - Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 1813298_2020_Completo_Lourival_Mendonça_Silva_Junior.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597965/2/1813298_2020_Completo_Lourival_Mendonça_Silva_Junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons