Ensino de História e privação de liberdade: Estudo de caso em Centro de Atendimento Socioeducativo na Grande Florianópolis - SC (2018-2020)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlberti, Carlos Egidio Scortegagna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T16:50:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T16:50:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História e privação de liberdade: Estudo de caso em Centro de Atendimento Socioeducativo na Grande Florianópolis - SC (2018-2020)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597964-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, situada na área de Ciências Humanas, objetivou analisar limites e possibilidades do ensino de História em uma unidade de atendimento socioeducativo. Teve como lócus o Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de São José. Localizado na Grande Florianópolis, estado de Santa Catarina, abriga adolescentes- jovens entre 14 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade. Devido às especificidades e peculiaridades do ensino nesses ambientes, a metodologia escolhida foi a de estudo de caso, envolvendo a discussão sobre o percurso histórico dessas medidas em âmbito nacional e local, uma análise descritiva sobre o Centro, além de discussões acerca do ensino nesses locais. A coleta de dados tem como metodologia a aplicação de sequências didáticas no Centro de Atendimento durante as aulas de história ministradas pelo pesquisador, seguindo os pressupostos da sequência didática (ZABALA, 1998) e da aula-oficina (BARCA, 2004). Participaram da pesquisa um total de sete internos. O estudo foi conduzido mediante diálogo com autores que discutem o ensino de história no Brasil, a exemplo de Bittencourt (2008) e Schmidt (2012). Os dados coletados foram analisados a partir da relação entre ensino de história e as vivências e saberes desses estudantes, com a contribuição de autores como Rocha (2009, 2010) e Rüsen (2011). Os resultados mostraram que a produção de narrativas por estudantes privados de liberdade permitem mensurar o nível de sua competência narrativa e identificar carências relacionadas à precária formação escolar bem como limitações metodológicas e didáticas do próprio local. Essas conclusões abrem potencialidades quanto à definição de ações de intervenção docente com vistas a um ensino de história que tencione melhorar a aprendizagem e a formação humana desses adolescentes-jovens.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrivação de liberdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedida Socioeducativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e privação de liberdade: Estudo de caso em Centro de Atendimento Socioeducativo na Grande Florianópolis - SC (2018-2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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