O ensino de História em meios digitais: uma análise

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, LUIZ AUGUSTO CAVALCANTE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T16:43:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T16:43:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-09-
identificador: dc.identifier.other1813299_2020-Completo_Luiz_Augusto_Cavalcante_Teixeirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597963-
Resumo: dc.description.abstractO tema deste trabalho de conclusão de curso é o ensino de história por meios digitais, A partir da análise de materiais, notadamente as aulas de história online do curso Descomplica – fonte de estudo escolhida – e entrevistas com os professores de História, procurei investigar as práticas pedagógicas que tenham como objetivo o aprendizado do conhecimento histórico em meios digitais definidos como educacionais. Importante salientar que o ensino de história por meios digitais não se trata de ensino de história à distância, pois não existe necessariamente a pretensão de substituir a escolaridade tradicional. Não falarei sobre as modalidades de ensino à distância (EAD), apesar da substituição das aulas presenciais por EAD em diversas localidades do país pela modalidade tele presencial, ou à distância – notadamente em tempos de Covid-19. Um dos resultados foi perceber que as aulas de História transmitidas por meios digitais se enquadram na modalidade de ensino remoto, que se contrapõe ao ensino presencial de História, apesar de manter vários de seus elementos pedagógicos. Assim, a pesquisa, que se situa na interseção dos campos da Educação e da História, teve também como objetivo identificar e analisar as permanências e as mudanças no ensino de História, a partir de experiências pedagógicas do ensino presencial e do ensino remoto. O estudo foi desenvolvido por meio de uma metodologia de trabalho que consistiu na análise das aulas online, aplicação de instrumentos da História oral no tratamento das entrevistas com os professores de História do curso Descomplica e comparação com as diretrizes curriculares e com as exigências do Enem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,135 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeios digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remotopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleO ensino de História em meios digitais: uma análisept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHIP 3000 - Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons