A influência nos Pinóquios e a resistência dos Gepetos: como discursos Negacionistas vêm adentrando as aulas de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorASSIS, ROMULO FERNANDES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T16:29:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T16:29:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
identificador: dc.identifier.other1813302_2020_Completo_Romulo_Fernandes_de_Assispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597962-
Resumo: dc.description.abstractA proposta deste trabalho versará sobre buscar entender como a onda conservadora que assola o país, mais especificamente a área da Educação e o Ensino de História, acabou por influenciar o cotidiano dos professores em sala de aula e os mesmos passaram a ser considerados grandes inimigos por parte de negacionistas. Nesse sentido, as origens e embasamentos para os ataques conservadores serão de-monstrados e os seus mentores explicitados, tais como Olavo de Carvalho, Leandro Narloch e suas práticas. Veremos os impactos no cotidiano do ensino de História principalmente através da atuação do Movimento Escola Sem Partido (MESP) e perceberemos, por exemplo, que a chamada “doutrinação ideológica” de que os professores são acusados, na verdade, possui uma direção e uma causa muito direcionada: Os professores de História e Ciências Humanas. Também será percebido as formas como o MESP se aproxima de grupos e partidos políticos com temáticas conservadoras, apropriando-se de suas pautas, para que assim possa se alavancar no cenário nacional. Para além disso, a resposta dos professores de História e as novas formas de se discutir essa Ciência, principalmente através da História Digital. Veremos como esse movimento de ocupar as mídias digitais e a disputa desse espaço com os Negacionistas começam a ser feitos pelos especialistas da área e como há a demonstração de que o ocorrido nos espaços acadêmicos não são balbúrdias, mas sim, ciência de alta qualidade e complexidade. Essa resposta será buscada atra¬vés de um pequeno mapeamento sobre canais dos mais variados tipos, mas que prezam pela divulgação científica de linguagem acessível para os simpatizantes da área e como uma maneira de combater o obscurantismo negacionista que nos cerca.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,248 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegacionismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObscurantismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Título: dc.titleA influência nos Pinóquios e a resistência dos Gepetos: como discursos Negacionistas vêm adentrando as aulas de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHIP 3000 - Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons