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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANJOS, GLAUBER LIMA DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T16:12:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T16:12:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | 1813294_2020-Completo_Glauber_Lima_dos_Anjos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597961 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma narrativa da cidade de Itaguaí/RJ chamada de “a lenda de Quiva e Laiá” é a fonte principal desta dissertação que visou investigar como, nas aulas de História, podemos contribuir para a superação de um entendimento que torna os indígenas invisíveis na contemporaneidade, presos a um passado colonial e agentes passivos diante das tramas da História. A partir de uma narrativa que conta a história de um casal de indígenas lutando, junto com seu povo, pelas terras da aldeia de Itaguaí, as mudanças epistemológicas da Nova História Indígena são absorvidas de forma entrelaçada aos pressupostos políticos de uma educação antirracista. Assim, análises foram desenvolvidas a fim de possibilitar ao professor de História, através da lenda de Quiva e Laiá, refletir sobre questões relacionadas ao protagonismo indígena na História, à atualização dos conflitos indígenas por meio de disputas de memória e à mobilização da consciência histórica dos estudantes no sentido de enfrentar o preconceito que se tem com relação aos povos indígenas. No bojo disso, foi examinada a aprendizagem construída após uma prática de ensino de história realizada por mim junto aos meus alunos do Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro e da Escola Estadual Municipalizada Chaperó. Durante um mês, em setembro de 2019, minha sala de aula foi transformada em um laboratório de estudos, passando, então, a ser o locus de investigação das questões que inspiraram toda esta dissertação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.345 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História de Itaguaí/RJ | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | patrimônio cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática da História | pt_BR |
Título: dc.title | Quiva e Laiá: protagonismo indígena nas aulas de História através de uma narrativa da cidade de Itaguaí/RJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HIP 3000 - Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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1813294_2020-Completo_Glauber_Lima_dos_Anjos.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597961/2/1813294_2020-Completo_Glauber_Lima_dos_Anjos.pdfDownload |
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