Quiva e Laiá: protagonismo indígena nas aulas de História através de uma narrativa da cidade de Itaguaí/RJ

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Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANJOS, GLAUBER LIMA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T16:12:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T16:12:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
identificador: dc.identifier.other1813294_2020-Completo_Glauber_Lima_dos_Anjospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597961-
Resumo: dc.description.abstractUma narrativa da cidade de Itaguaí/RJ chamada de “a lenda de Quiva e Laiá” é a fonte principal desta dissertação que visou investigar como, nas aulas de História, podemos contribuir para a superação de um entendimento que torna os indígenas invisíveis na contemporaneidade, presos a um passado colonial e agentes passivos diante das tramas da História. A partir de uma narrativa que conta a história de um casal de indígenas lutando, junto com seu povo, pelas terras da aldeia de Itaguaí, as mudanças epistemológicas da Nova História Indígena são absorvidas de forma entrelaçada aos pressupostos políticos de uma educação antirracista. Assim, análises foram desenvolvidas a fim de possibilitar ao professor de História, através da lenda de Quiva e Laiá, refletir sobre questões relacionadas ao protagonismo indígena na História, à atualização dos conflitos indígenas por meio de disputas de memória e à mobilização da consciência histórica dos estudantes no sentido de enfrentar o preconceito que se tem com relação aos povos indígenas. No bojo disso, foi examinada a aprendizagem construída após uma prática de ensino de história realizada por mim junto aos meus alunos do Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro e da Escola Estadual Municipalizada Chaperó. Durante um mês, em setembro de 2019, minha sala de aula foi transformada em um laboratório de estudos, passando, então, a ser o locus de investigação das questões que inspiraram toda esta dissertação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.345 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória de Itaguaí/RJpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpatrimônio culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática da Históriapt_BR
Título: dc.titleQuiva e Laiá: protagonismo indígena nas aulas de História através de uma narrativa da cidade de Itaguaí/RJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHIP 3000 - Dissertaçãopt_BR
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