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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, DIEGO CAETANO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T15:41:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T15:41:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | 1813292_2020_Completo_Diego_Caetano_Miranda | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597959 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo investigar a proposta de ensino e os usos do Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada da disciplina História, produzidos e distribuídos pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). O trabalho sustenta o argumento que o material analisado estabelece uma relação com diferentes campos que interagem com o cotidiano escolar. O primeiro, no campo das políticas públicas em educação, discutidas aqui a partir das contribuições de Ball (1992), Mainardes (2006) e Shiroma (2005). E os desdobramentos dessas políticas na escola e no trabalho docente, influenciado pelas análises de Cunha (2007), Werle (2014), Adrião (2012) e Mello (1991). O segundo campo de interação com o Caderno, relaciona o ensino de História escolar e a sua especificidade, a partir das posições assumidas por Guimarães (2009) e Monteiro (2010). Em conjunto com os desafios e reflexões que se impõem ao ensino de História no tempo presente, foi realizado um diálogo entre as obras de Abreu e Rangel (2005), Araújo (2015) e Silva (2010). Em paralelo, colocar em evidência o papel autoral do professor de História proposto por Mattos (2007), mapeando o terreno atual, marcado por crescentes crítica e tentativas de anulação ao debate no espaço escolar, contexto explicado pela articulação das reflexões que encontram espaço nos textos de Penna (2016) e Silva (2016). E por último, o terceiro campo de aproximação analítica do Caderno, fica localizado entre as dinâmicas que envolvem os seus usos no espaço escolar. Na tentativa de tornar a compreensão desse processo possível, adotou-se a metodologia da pesquisa qualitativa com ênfase na aplicação de questionários para os profissionais que integram uma escola da SEEDUC-RJ. O foco foi entender a interpretação feita pelos sujeitos que participam diretamente da elaboração, circulação e apropriação dos usos do Caderno. Com as entrevistas, foram mapeados perfis diferentes de professores, identificados neste trabalho como especialistas e generalistas. Sobre o trabalho docente e os usos do Caderno, foram realizados reflexões a partir do conceito de apropriação, sinalizado por Chartier (1996), os caminhos entre a capacidade técnica e o compromisso político docente, discutidas por Mello (2003), a autonomia do professor e da escola, discutidos respectivamente por Contreras (2002) e Barroso (1996) e a reconfiguração do papel docente de acordo com Shiroma (2003).O caminho percorrido nesta dissertação, teve como objetivo principal ampliar as possibilidades de reflexão sobre a relação política educacional, material didático, ensino de história e o papel do professor, no raio de ação de uma escola integrante do cenário de instituições da SEEDUC-RJ e levantar um debate sobre as diferentes questões que incidem sobre a profissão docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.497 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profissão Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SEEDUC-RJ | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada SEEDUC-RJ: uma análise sobre à proposta de ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HIP 3000 - Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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1813292_2020_Completo_Diego_Caetano_Miranda.pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597959/2/1813292_2020_Completo_Diego_Caetano_Miranda.pdfDownload |
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