Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, PATRICIA GONCALVES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T15:31:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T15:31:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | 1813301_2020-Completo_Patricia_Gonçalves_de_Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os relatos das experiências e práticas oriundas das propostas de atividades didáticas desenvolvidas nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental, que visam compreender a dinâmica interrelacional entre a mulher, a família e o trabalho. Considerando os conteúdos pertinentes a esse ano de escolaridade trabalhados em sala, a participação e envolvimento femininos nos diferentes processos históricos, assim como seus feitos, foram destacados de modo a elevar o entendimento discente ao status analítico e reflexivo. Desta forma, capaz de promover compreensão acerca dos desdobramentos sociopolíticos, culturais e econômicos tecidos nesses mesmos cenários, de acordo com as proposições desta dissertação. Tendo como estratégia a exibição de filmes que apresentam uma abordagem voltada às condições de trabalho e não reconhecimento desse enquanto elemento fundamental ao desenvolvimento e estruturação socioeconômica, as atividades laborais femininas, profissionais e domésticas foram analisadas a fim de trazer luz acerca do protagonismo e produções femininas, tanto no espaço público, quanto no privado, levando em consideração a concomitância e relevância dessa dupla atuação por parte das mulheres. As aulas ministradas a partir da narrativa protagonista da mulher, assim como as reflexões e debates realizados, viabilizaram, de modo estratégico, a desconstrução e desnaturalização da ideia de atividades exclusivamente masculinas e femininas, sob a ótica da tradicional divisão sexual do trabalho. Neste sentido, este estudo buscou promover a transformação e reestruturação das ideias e conceitos oriundos da construção cultural dos sistemas patriarcais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 979 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | família | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | relações de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | “E aí, professora? Onde estavam as mulheres?” Relatos das experiências em aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental. Uma proposta didática para a desconstrução da ideia de divisão sexual do trabalho | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HIP 3000 - Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
1813301_2020-Completo_Patricia_Gonçalves_de_Oliveira.pdf | 978,33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597958/2/1813301_2020-Completo_Patricia_Gonçalves_de_Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons