Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AGUIAR, RICARDO LUIZ JONARD DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T15:23:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T15:23:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | 1813305_2020_Completo_Ricardo Luiz Jonard de Aguiar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir de uma série de atividades focadas no manejo de moedas, esta dissertação centra-se na apresentação de um estudo de temas canônicos do currículo escolar, circunscritos à história do Brasil Republicano. O objetivo principal consistiu em promover a construção do conhecimento histórico na educação básica, colocando o aluno como sujeito da produção de saberes e o professor como mediador deste processo. Inicialmente, buscou-se analisar a produção dos alunos, visando identificar os efeitos que o manejo das fontes numismáticas pode ter sobre a sua aprendizagem quanto ao conhecimento histórico. Os passos seguintes foram: avaliar como os alunos fazem uso das ferramentas de análise; estimular o processo de aprendizagem a partir de linguagens diversificadas, bem como promover a proteção do patrimônio histórico. Os resultados obtidos no uso destas fontes foram avaliados no intuito de verificar a viabilidade ou não do uso da numismática como um instrumento que permita a construção do processo de ensino e aprendizagem em história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.248 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | numismática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | fontes históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | patrimônio histórico e cultural | pt_BR |
Título: dc.title | A numismática na sala de aula: moedas que contam histórias | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HIP 3000 - Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
1813305_2020_Completo_Ricardo Luiz Jonard de Aguiar.pdf | 8.38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597957/2/1813305_2020_Completo_Ricardo Luiz Jonard de Aguiar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons