Por uma História originária: Povos Indígenas e Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Leandro Nepomuceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T15:07:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T15:07:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
identificador: dc.identifier.other1813297_2020-Completo_Leandro_Nepomuceno_Nunespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597956-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação traz propostas de atividades para aulas de História no Ensino Fundamental II, formuladas para ampliar as possibilidades de inserção dos povos originários indígenas nos conteúdos programáticos de História no Brasil, contribuindo com os objetivos da lei 11645/08. As atividades foram elaboradas em consonância com a Base Nacional Curricular Comum e as Orientações Curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Analisando as condições históricas do pensamento eurocêntrico e seus desdobramentos sobre o conhecimento histórico e o ensino de História, conceitos como História Pública e Consciência Histórica, e as críticas formuladas a partir de um ponto de vista decolonial, buscou entender o lugar dos indígenas na Cultura Histórica da população brasileira. Dialoga com autores que abordaram os processos históricos dos povos originários de uma maneira não etnocêntrica, e autores que trouxeram sua perspectiva histórica indígena. Analisa também o currículo sob uma perspectiva histórica e social, e traça um breve histórico da disciplina História e do ensino de História no Brasil, e também as leis que surgiram após a Constituição de 1988, que apontam na direção da construção da BNCC.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.789 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPovos origináriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectindígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteurocentrismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Título: dc.titlePor uma História originária: Povos Indígenas e Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHIP 3000 - Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons