Olhar para cima e para os lados: uma proposta de ensino de história através de roteiros patrimoniais na cidade do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, RONALDO CESAR GONCALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T14:41:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T14:41:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-30-
identificador: dc.identifier.other1813303_2020-Completo_Ronaldo_Cesar_Gonçalves_Ferreirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597955-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi concebida a partir da convergência de três elementos: experiência docente, fundamentação teórica e a convicção de que a construção de uma proposta de ensino que busque aproximar os conteúdos curriculares discutidos em sala de aula e os diferentes bens que integram o patrimônio cultural brasileiro se constitui como uma enriquecedora prática pedagógica, envolvendo os campos do ensino de história e de educação patrimonial. Procurando oferecer subsídios às ações pedagógicas dos docentes de história que atuam em escolas de educação básica na etapa do ensino médio, propõe a organização de roteiros patrimoniais, para serem percorridos em espaços públicos da área urbana carioca. Direcionados a cada um dos três anos escolares, tais roteiros buscam viabilizar, numa perspectiva crítica, aprendizagens relacionadas às histórias colonial, imperial e republicana do Brasil, articulando aspectos sociais, políticos e econômicos da cidade do Rio de Janeiro a atividades de educação patrimonial. A pesquisa incluiu leituras teóricas nas áreas de patrimônio, ensino de história e historiografia sobre o Rio de Janeiro, além de consulta a legislação e bancos de dados pertinentes ao patrimônio carioca.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.557KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectroteiros patrimoniaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória do Rio de Janeiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpatrimônio culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação patrimonialpt_BR
Título: dc.titleOlhar para cima e para os lados: uma proposta de ensino de história através de roteiros patrimoniais na cidade do Rio de Janeiropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHIP 3000 - Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons