Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, RONALDO CESAR GONCALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T14:41:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T14:41:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | 1813303_2020-Completo_Ronaldo_Cesar_Gonçalves_Ferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597955 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi concebida a partir da convergência de três elementos: experiência docente, fundamentação teórica e a convicção de que a construção de uma proposta de ensino que busque aproximar os conteúdos curriculares discutidos em sala de aula e os diferentes bens que integram o patrimônio cultural brasileiro se constitui como uma enriquecedora prática pedagógica, envolvendo os campos do ensino de história e de educação patrimonial. Procurando oferecer subsídios às ações pedagógicas dos docentes de história que atuam em escolas de educação básica na etapa do ensino médio, propõe a organização de roteiros patrimoniais, para serem percorridos em espaços públicos da área urbana carioca. Direcionados a cada um dos três anos escolares, tais roteiros buscam viabilizar, numa perspectiva crítica, aprendizagens relacionadas às histórias colonial, imperial e republicana do Brasil, articulando aspectos sociais, políticos e econômicos da cidade do Rio de Janeiro a atividades de educação patrimonial. A pesquisa incluiu leituras teóricas nas áreas de patrimônio, ensino de história e historiografia sobre o Rio de Janeiro, além de consulta a legislação e bancos de dados pertinentes ao patrimônio carioca. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.557KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | roteiros patrimoniais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história do Rio de Janeiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | patrimônio cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | Olhar para cima e para os lados: uma proposta de ensino de história através de roteiros patrimoniais na cidade do Rio de Janeiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HIP 3000 - Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
1813303_2020-Completo_Ronaldo_Cesar_Gonçalves_Ferreira.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597955/2/1813303_2020-Completo_Ronaldo_Cesar_Gonçalves_Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons