
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hermida, Antonio Garcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T12:09:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T12:09:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O(A) PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DE UM ENSINO QUE FAÇA SENTIDO PARA OS(AS) ALUNOS(AS) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597951 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema as relações entre o ensino de História e a atribuição de sentido, pensadas em razão de um problema concreto, reconhecido pelos(as) professores(as) e muito presente nas salas de aula. Nesse espaço, cotidianamente, os(as) docentes são confrontados(as) em suas práticas com uma realidade na qual, cada vez mais, os(as) alunos(as) questionam a validade e o sentido do saber histórico ensinado, pondo à prova o seu trabalho. Considerando esse cenário, esta pesquisa objetiva compreender como determinados(as) professores(as) pesquisadores(as) do PROFHISTÓRIA da Bahia estão articulando estratégias para enfrentar a questão do sentido do saber histórico em sala de aula, de forma a alcançar um ensino efetivo e significativo. A trajetória investigativa está pautada em uma abordagem dialético-crítica, através da análise dos discursos dissertativos e das narrativas dos sujeitos da pesquisa, estabelecendo um diálogo entre a prática e a teoria, mediado pela filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Pensando em um ensino de História que seja capaz de influir nas práticas sociais e na formação de sujeitos históricos, críticos, autônomos e potencialmente transformadores dessa realidade, é imprescindível refletir sobre as relações entre epistemologia, ensino, linguagem e sentido. Os resultados permitem novas possibilidades de diálogo e promovem a reflexão naqueles que se dedicam ao ensino da disciplina em torno de uma temática fundamental e gnosiológica no processo de ensino-aprendizagem que responda pela relação com a produção de sentido. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,7MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História;Aprendizagem Histórica; Sentido. | pt_BR |
| Título: dc.title | O(A) PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DE UM ENSINO QUE FAÇA SENTIDO PARA OS(AS) ALUNOS(AS) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ANTONIO GARCIA HERMIDA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597951/2/ANTONIO GARCIA HERMIDA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons