O(A) PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DE UM ENSINO QUE FAÇA SENTIDO PARA OS(AS) ALUNOS(AS)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHermida, Antonio Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T12:09:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T12:09:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO(A) PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DE UM ENSINO QUE FAÇA SENTIDO PARA OS(AS) ALUNOS(AS)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597951-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema as relações entre o ensino de História e a atribuição de sentido, pensadas em razão de um problema concreto, reconhecido pelos(as) professores(as) e muito presente nas salas de aula. Nesse espaço, cotidianamente, os(as) docentes são confrontados(as) em suas práticas com uma realidade na qual, cada vez mais, os(as) alunos(as) questionam a validade e o sentido do saber histórico ensinado, pondo à prova o seu trabalho. Considerando esse cenário, esta pesquisa objetiva compreender como determinados(as) professores(as) pesquisadores(as) do PROFHISTÓRIA da Bahia estão articulando estratégias para enfrentar a questão do sentido do saber histórico em sala de aula, de forma a alcançar um ensino efetivo e significativo. A trajetória investigativa está pautada em uma abordagem dialético-crítica, através da análise dos discursos dissertativos e das narrativas dos sujeitos da pesquisa, estabelecendo um diálogo entre a prática e a teoria, mediado pela filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Pensando em um ensino de História que seja capaz de influir nas práticas sociais e na formação de sujeitos históricos, críticos, autônomos e potencialmente transformadores dessa realidade, é imprescindível refletir sobre as relações entre epistemologia, ensino, linguagem e sentido. Os resultados permitem novas possibilidades de diálogo e promovem a reflexão naqueles que se dedicam ao ensino da disciplina em torno de uma temática fundamental e gnosiológica no processo de ensino-aprendizagem que responda pela relação com a produção de sentido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;Aprendizagem Histórica; Sentido.pt_BR
Título: dc.titleO(A) PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DE UM ENSINO QUE FAÇA SENTIDO PARA OS(AS) ALUNOS(AS)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons