Educação na diversidade de cores e valores: atividades de linguagem com o tema preconceitos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastanhi, Yaralice Fabri Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-03T20:04:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-03T20:04:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Diversidade_Cores_Valorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597941-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, inscrita na linha de Práticas Educativas do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, surgiu da seguinte indagação: em que medida as atividades epilinguísticas, inseridas na perspectiva de Paulo Freire,potencializam a capacidade de reflexão dos alunos jovens e adultos nas aulas de Língua Portuguesa, possibilitando-lhes serem leitores críticos e protagonistas na sociedade, para se constituírem sujeitos humanizadores? A prática da reflexão sobre o que se lê é fundamental para a transformação da realidade. Assim, objetivamos descrever e analisar o desenvolvimento de oficinas, inspiradas no referencial freireano, para intensificar a criticidade na leitura e a criatividade na representação escrita dos educandos por meio de atividades sob uma abordagem epilinguística com o tema preconceitos. Dessa forma, esta investigação parte do princípio de que as atividades de operações com a linguagem, por meio de leituras e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa podem contribuir para ampliar a possibilidade de os educandos se constituírem sujeitos mais reflexivos e transformadores da própria realidade. Nesse estudo, inspiramos os procedimentos metodológicos na pesquisa qualitativa do tipo participante. O referencial teórico fundamentou-se, principalmente, em um diálogo com Freire, Candido, Cumpri, Franchi, Geraldi, Aquino, Itani, Silva, Rezende, Romero, Brandão, Borda, entre outros. Diante dos resultados, percebemos que a leitura crítica se estabelece como ato de conhecer não só o texto lido, mas dialogar com o contexto sócio-político-ideológico, proporcionando fazer uma educação diferente com nossos educandos, capaz de quebrar os paradigmas tradicionais do ensino voltados para as normas gramaticais e tornar o aprendizado mais reflexivo e coerente com a realidade que vivenciamos. Acreditamos que essa investigação seja relevante para o Ensino, já que a partir dela foi criado um produto educacional em forma de e-book, reunindo atividades (oficinas de leitura e produção escrita) planejadas, testadas e avaliadas pelos participantes do estudo, que aspira à formação crítica dos educandos da EJA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,79 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e leitores críticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguagempt_BR
Título: dc.titleEducação na diversidade de cores e valores: atividades de linguagem com o tema preconceitospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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