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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Castanhi, Yaralice Fabri Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-03T20:04:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-03T20:04:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Diversidade_Cores_Valores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597941 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, inscrita na linha de Práticas Educativas do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, surgiu da seguinte indagação: em que medida as atividades epilinguísticas, inseridas na perspectiva de Paulo Freire,potencializam a capacidade de reflexão dos alunos jovens e adultos nas aulas de Língua Portuguesa, possibilitando-lhes serem leitores críticos e protagonistas na sociedade, para se constituírem sujeitos humanizadores? A prática da reflexão sobre o que se lê é fundamental para a transformação da realidade. Assim, objetivamos descrever e analisar o desenvolvimento de oficinas, inspiradas no referencial freireano, para intensificar a criticidade na leitura e a criatividade na representação escrita dos educandos por meio de atividades sob uma abordagem epilinguística com o tema preconceitos. Dessa forma, esta investigação parte do princípio de que as atividades de operações com a linguagem, por meio de leituras e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa podem contribuir para ampliar a possibilidade de os educandos se constituírem sujeitos mais reflexivos e transformadores da própria realidade. Nesse estudo, inspiramos os procedimentos metodológicos na pesquisa qualitativa do tipo participante. O referencial teórico fundamentou-se, principalmente, em um diálogo com Freire, Candido, Cumpri, Franchi, Geraldi, Aquino, Itani, Silva, Rezende, Romero, Brandão, Borda, entre outros. Diante dos resultados, percebemos que a leitura crítica se estabelece como ato de conhecer não só o texto lido, mas dialogar com o contexto sócio-político-ideológico, proporcionando fazer uma educação diferente com nossos educandos, capaz de quebrar os paradigmas tradicionais do ensino voltados para as normas gramaticais e tornar o aprendizado mais reflexivo e coerente com a realidade que vivenciamos. Acreditamos que essa investigação seja relevante para o Ensino, já que a partir dela foi criado um produto educacional em forma de e-book, reunindo atividades (oficinas de leitura e produção escrita) planejadas, testadas e avaliadas pelos participantes do estudo, que aspira à formação crítica dos educandos da EJA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,79 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e leitores críticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Epilinguagem | pt_BR |
Título: dc.title | Educação na diversidade de cores e valores: atividades de linguagem com o tema preconceitos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Diversidade_Cores_Valores.pdf | 7,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597941/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Diversidade_Cores_Valores.pdfDownload |
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