Experiências não literais sobre Ciências e Gêneros Textuais: Caderno de orientações pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLira, Shirley-
Autor(es): dc.contributor.authorViégas, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-01T00:06:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-01T00:06:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
identificador: dc.identifier.otherShirley_dos_Santos_Lira_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597862-
Resumo: dc.description.abstractEste produto é formado por parte d a pesquisa desenvolvida n o mestrado profissional em Práticas de Educ ação Básica do Colégio Pedro II e também por algumas aulas aplicadas e aplicáveis na mes ma perspectiva do ensino de Ci ências , sobre a qual estendemos nosso olhar para a vertente Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente CTSA ). Esse caderno de orientações pedagógicas pretende abarcar, nas atividades elencadas, as possibilidades da utilização dos gêneros textuais nas aulas de Ciências, com abordagem CTSA. Tenciona-se aplicar textos literários e não literários como estratégia/instrumento de dinamização, apreciação e registro das aulas de Ciências Naturais, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando condições de discutir, refletir, analisar, questionar e contemplar a ciência da vida e dar luz à vida da ciência tanto nos acontecimentos mais cotidianos como também nos fatos universais, proporcionando ao educando uma experiência menos técnica e mais humana para compreensão dos fenômenos, problemas e assuntos estudados. C omo proposta , procuramos desenvolver atividades cujo s eixo s seja m considerados poss ibilidades do ensino de ciências a partir dos gêneros textuais, utilizando textos literários e não literários, levando em con sideração também o viés interdisciplinar das propostas e a complexidade em que são envolvidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3214pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento científicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Título: dc.titleExperiências não literais sobre Ciências e Gêneros Textuais: Caderno de orientações pedagógicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons